(Ajuda) Mangueira dentro do motor da Falcon

Grupo de discussão geral sobre motos.
rafaeld-_-b
Roda Presa

(Ajuda) Mangueira dentro do motor da Falcon

Mensagem por rafaeld-_-b »

Fui verificar o nível do óleo da Falcon e vi que estava um pouco baixo. Tenho um funil com um pedaço de mangueira na ponta e assim que enfiei adivinha o que aconteceu? A porra da mangueira soltou do funil e caiu dentro do motor da moto..... :shock: :shock: Boa maneira de começar o domingo.... :-( :-(
Hoje não tem nenhuma oficina aberta por aqui, quando eu levar amanhã já queria ter ideia do que pode ser feito. Já imagino que nem posso pensar em ligar a moto, provavelmente a mangueira derreteria lá dentro... olhe lá se já não estiver derretida, será? :ufa: O que vcs acham que vai ser preciso desmontar para achar a mangueira? foda..............................
Joaquim
Mito

Re: (Ajuda) Mangueira dentro do motor da Falcon

Mensagem por Joaquim »

Não ligue o motor que fode tudo.
Se não ligou é só tirar a tampa da embreagem. Bico, coisa de 15 minutos.
Se ligou vai ter que desmontar o motor todo.
rafaeld-_-b
Roda Presa

Não liguei a moto depois do acidente. Antes disso ela ficou ligada apenas de 5 a 10 minutos, tempo que usei indo na padaria e abastecer. Acho que não esquentou tanto a ponto de ter poder suficiente para derreter uma mangueira.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

se ligar pode foder a embreagem, só, não tem como a manguei ir mais pra dentro do motor a partir dali. Tira a tampa, como já disseram, serviço fácil e rápido.

não derrete, o motor chega no máximo a 105/110 graus, coisa que estes l=polietilenos e pvc que usam em mangueiras aguentam
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Não é preciso pânico rsrsr
Como ja disseram, coisa de 30min de trabalho, é só tirar a tampa lateral (muitas vezes nem a junta precisa trocar) e pronto.
B-King Of The Urban Jungle
edgard
Motociclista

Mensagem por edgard »

lembrando de escoar o óleo antes de abrir a lateral da ebreagem ;-)
moto atual cb500f 2014, branca
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Mas a Falcon tem carter seco, o oleo vai num reservatorio dentro da aleta direita... nao ficou ali?

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

Pera ai... :yeahrite: me tire uma duvida pra ver se eu entendi???
A falcon que eu saiba é cárter seco com um reservatório localizado na altura do tanque em baixo da orelha direita, por tanto o óleo é medido e reposto nesse reservatório e não no motor como com motos de cárter úmido e se acontecer de qualquer coisa cair dentro deste reservatório não tem como ele chegar ao motor pois o óleo ali contido é mandado ao motor por mangueiras bastante finas e eu acredito que essa que você deixou cair lá dentro, deve ser bem mais grossa do que elas... ou seja, o máximo que pode acontecer é ela causar alguma deficiência na lubrificação do motor por impedir que o óleo flua normalmente e se esse for o caso será necessário a drenagem do reservatório, desacoplamento das mangueiras, a retirada dos parafusos que o seguram ao chassi e com ele em mãos, muito malabarismo para conseguir retirar a mangueira de dentro!!! ;-)
Imagem
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Não sabia que a Falcom era cárter seco.
Vivendo e aprendendo.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

E ficou mais fácil, talvez...
Teoricamante é só virar o reservatório de ponta-cabeça para a mangueira sair (ops)
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Então é só tirar o reservatório, mais fácil ainda.
B-King Of The Urban Jungle
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

Joaquim escreveu:Não sabia que a Falcom era cárter seco.
Vivendo e aprendendo.

Pois é Joaquim... como o motor da falcon é oriundo da Xr 400r que também é cárter seco, sendo que nela o reservatório fica localizado no chassi assim como na XT 600E e XT660R, tendo até um mini radiador de óleo localizado na coluna de direção, a honda com a Falcon além de amansar o motor e trocar o chassi :frt: , fez essa canbiex :hg: com um reservatório pendurado no chassi!!! ;-)
Imagem
Note na XR 400R a tampa do reservatório no chassi e o radiador de óleo em cima da mesa inferior, ao lado da coluna de direção!!!
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
rafaeld-_-b
Roda Presa

petrorroupe escreveu:Pera ai... :yeahrite: me tire uma duvida pra ver se eu entendi???
A falcon que eu saiba é cárter seco com um reservatório localizado na altura do tanque em baixo da orelha direita, por tanto o óleo é medido e reposto nesse reservatório e não no motor como com motos de cárter úmido e se acontecer de qualquer coisa cair dentro deste reservatório não tem como ele chegar ao motor pois o óleo ali contido é mandado ao motor por mangueiras bastante finas e eu acredito que essa que você deixou cair lá dentro, deve ser bem mais grossa do que elas... ou seja, o máximo que pode acontecer é ela causar alguma deficiência na lubrificação do motor por impedir que o óleo flua normalmente e se esse for o caso será necessário a drenagem do reservatório, desacoplamento das mangueiras, a retirada dos parafusos que o seguram ao chassi e com ele em mãos, muito malabarismo para conseguir retirar a mangueira de dentro!!! ;-)
Imagem

É isso mesmo, não entendo porra nenhuma de moto, só sei andar, mas dando uma olhadinha com calma hj a tarde, percebi que realmente a mangueira não vai passar desse reservatório. De qualquer forma não vou ligar o motor, depois posto a solução do problema com fotos. ;-)
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

M@D é M@D!
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Sem desmontar quem sabe um bagulho deste que comprei numa casa que vende material eletrico e tal.
Imagem

Já catei peça que caiu dentro do tanque da vulcan e abri ate carro de vizinho que deixou chave dentro.

Imagem
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

Rapais, que ferramenta doida heim Kalixto, legal.
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

deixa a mangueira la... nao vai derreter nem entrar no motor.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
rafaeld-_-b
Roda Presa

Kalixto, sua ferramenta teria ajudado, deu muito trabalho tirar a mangueira. O mecânico retirou a lateral direita e o reservatório do óleo facilmente, o problema foi fazer a mangueira sair pelo mesmo buraco que entrou, pena que esqueci de levar a câmera pra filmar as várias tentativas frustadas... :lol: No fim deu certo, agora aprendi a lição e comprei um funil apropriado.
RAlves escreveu:deixa a mangueira la... nao vai derreter nem entrar no motor.

Realmente não iria acontecer isso, mas o mecânico disse que fiz bem em não ligar a moto pq certamente a mangueira atrapalharia a lubrificação da moto. Tem dois canos, um suga e o outro devolve o óleo (mais ou menos isso) :md: , a mangueira ficando ali no meio poderia me dar um prejuízo maior... ;-) obrigado a todos que deram dicas!!
Anzolim
Dinossauro

Mensagem por Anzolim »

kalixto escreveu:Sem desmontar quem sabe um bagulho deste que comprei numa casa que vende material eletrico e tal.
Imagem

Já catei peça que caiu dentro do tanque da vulcan e abri ate carro de vizinho que deixou chave dentro.

Imagem

Como é o nome deste bagulho aí?
GRUPO DE TROPEIROS - HERANÇA DE BRAVOS
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Anzolim escreveu:
kalixto escreveu:Sem desmontar quem sabe um bagulho deste que comprei numa casa que vende material eletrico e tal.
Imagem

Imagem

Como é o nome deste bagulho aí?

Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Responder