Bateria de lítio para motos?

Grupo de discussão geral sobre motos.
rods
Motoqueiro
Contato:

Bateria de lítio para motos?

Mensagem por rods »

Encontrei no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 1000rr-_JM

Bateria de lítio para motos. Para e-bike é ótimo, para motos será que é também? O anúncio promete maior durabilidade, menor peso, carregamento mais rápido e tal.

Conheciam?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
queiroga
Motociclista

Re: Bateria de lítio para motos?

Mensagem por queiroga »

As baterias de litium são muito diferentes das de chumbo.
A grande vantagem do lipo é a taxa de descarga muuuuuito superior e tempo reduzido de carga. Mas essas vantagens são boas pra moto?

A forma de carregamento dos 2 tipos são bem diferentes... Creio que podem existir problemas na durabilidade da lipo sem uma forma correta de carga.
Eu não iria... A não ser que saísse de fábrica

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
"Por um Brasil Melhor"
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Também acho, queiroga.
os carregadores para esse tipo de bateria são muito mais sofisticados.
E uma LiPo mal carregada pode até explodir. Não vejo o uso na moto com bons olhos.
Agora, lithium, é outra coisa.
Mas no próprio anúncio diz que só é dada garantia para uso em determinado modelo de moto. E se a voltagem cair abaixo de 9, ou acima de 13, dá proiblema e requer um carregador específico.

A meu ver, mais contras do que prós.
Custo benefício péssimo. Dá pra comprar 4 baterias de chumbo.

T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

O Rod q tá lá no Canadá colocou uma lítio na CB1300 dele, trouxe de fora e pagou barato, diz ele q o troço é coisa fina, q toda vez q fosse trocar de bateria só iria nas de lítio.
Se pagar barato eu arriscaria.

Agora, por uns R$ 800,00 e com esta condição aqui:
"-A bateria só poderá ser instalada com tensão superior a 13v, caso esteja entre 9v e 13v, carregar com o carregador Aliant."
Aí o trem já perde um pouco do encanto.
Meu carregadorzin de 12V nem conseguiria carregá-la, e a moto qdo ligada tb nem sei se fica acima de 13v diretão...

[ ]'s
Imagem
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Tem que ficar. O padrão dos retificadores é sempre enviar entre 13,3 e 13,8v na lenta. Se ele enviar só 12v nem carrega a bateria.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Muito dinheiro gasto para a função. A relação C/B ainda não desloca a bateria comum, assim como o C/B dos veículos elétricos ainda não deslocam os ciclo Otto. Essa coisa de ATÉ 3.000 ciclos de carga preocupa, na medida de como saber quando está acontecendo um ciclo ou não.

Deve ser muito bom, mas creio que ainda é coisa para veículos de competição.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Verdade, esse lance de 3 mil ciclos é suspeito, será q cada vez q ligar a moto e a bateria começa a ser carregada é considerada um ciclo?
For assim, se o cara liga a moto 4 vezes ao dia, dá só pra 2 anos.

[ ]'s
Imagem
lelis
Roda Presa

Mensagem por lelis »

Se não me engano a bateria de Lithium não consegue a descarga imediata necessária para o motor de arranque.
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

Kuati escreveu:Verdade, esse lance de 3 mil ciclos é suspeito, será q cada vez q ligar a moto e a bateria começa a ser carregada é considerada um ciclo?

[ ]'s
Bem, levando em conta outros tipos de baterias como as de smartphones e notebooks, o ciclo de carga é contado a partir da carga e descarga completa da bateria, ou seja, sempre que há uma descarga total da bateria e ela é novamente recarregada por completo é contado um ciclo!!!
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
ByronJack
Roda Presa

Mensagem por ByronJack »

Já usei aquelas baterias de alarme residencial em uma FZ6 e uma Bandit 1250, funcionaram mais de 01 ano sem problema, mas essas são de chumbo.
Muito melhor que essas marcas paralelas, tipo Route da vida...
CBX 200 Strada / CBR 450 SR / XT 600 E / Bandit 600 N / Bandit 1200 S / FZ6 S/ Bandit 1250 ie/ GSX-R 1000 K9/ CBR 600F/ Ninja 1000 / Tiger 800,TEX 1200, Tiger Explorer XR 1200.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

petrorroupe escreveu:
Kuati escreveu:Verdade, esse lance de 3 mil ciclos é suspeito, será q cada vez q ligar a moto e a bateria começa a ser carregada é considerada um ciclo?

[ ]'s
Bem, levando em conta outros tipos de baterias como as de smartphones e notebooks, o ciclo de carga é contado a partir da carga e descarga completa da bateria, ou seja, sempre que há uma descarga total da bateria e ela é novamente recarregada por completo é contado um ciclo!!!
E se começar a recarga a partir no ainda com carga (de >0% ~ <100%). Conta como um ciclo?
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

Saurus escreveu:
petrorroupe escreveu:

[ ]'s
E se começar a recarga a partir no ainda com carga (de >0% ~ <100%). Conta como um ciclo?
Teoricamente sim...
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

petrorroupe escreveu:
Saurus escreveu:
petrorroupe escreveu:

[ ]'s
Teoricamente sim...
Pois é. Aí é que está o problema. Mesmo andando, sempre que a carga da bateria chegar à 99,9999999...9 %, o retificador vai começar uma nova carga da bateria. Aí conta um ciclo. Se for assim, vai de bateria de chumbo+ácido mesmo que tá funcionando bem (ainda é mais barato para a mesma função).

Se for para moto de competição, onde cada grama de massa à menos é muito importante, beleza. Fora isso, moto para uso civil, 500g, 1Kg à mais ou à menos, não faz diferença e o preço é bem mais em conta.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Achei um vídeo em que um cara coloca uma lítio numa F700GS:

Infelizmente não achei no canal do cara o follow-up com a avaliação da bateria depois de algum tempo.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Tartaruga
Dinossauro

Mensagem por Tartaruga »

ByronJack escreveu:Já usei aquelas baterias de alarme residencial em uma FZ6 e uma Bandit 1250, funcionaram mais de 01 ano sem problema, mas essas são de chumbo.
Muito melhor que essas marcas paralelas, tipo Route da vida...
Estou com uma a mais de três anos na Neo e sem ocorrência alguma, funcionamento perfeito.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
Tartaruga
Santo Anastácio - SP/Brasil.

Imagem

Enviado de meu Celular de Leitão
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Vejo esse tópico e fico pensando...
Vc bateria uma pra mim?

Pense nisso.

---

Piadas de bêbado a parte (já editei 3 vezes) na minha Neo não durou nem um ano, pois percorro distâncias curtas, ainda bem q tinha pedal pra ligar. O lance é q o Tarta usa mesmo a motinha, roda aí uns 3 km a cada ligada, eu rodava 723 metros. Queria eu conhecer os maravilhosos carregadores de bateria powerstroke kkkk.
No tópico sobre baterias a gente fala disso. Às vezes tu pensa que tua bateria foi pra quiaba, mas carregando corretamente ela ainda aguenta mais 2/3 anos.

Tópico das baterias, eu recomendo. Baterias de lítio, no preço Brasil, tenho medo.

[ ]'s
Imagem
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Kuati escreveu:Vejo esse tópico e fico pensando...
Vc bateria uma pra mim?

Pense nisso.

---

Piadas de bêbado a parte (já editei 3 vezes) na minha Neo não durou nem um ano, pois percorro distâncias curtas, ainda bem q tinha pedal pra ligar. O lance é q o Tarta usa mesmo a motinha, roda aí uns 3 km a cada ligada, eu rodava 723 metros. Queria eu conhecer os maravilhosos carregadores de bateria powerstroke kkkk.
No tópico sobre baterias a gente fala disso. Às vezes tu pensa que tua bateria foi pra quiaba, mas carregando corretamente ela ainda aguenta mais 2/3 anos.

Tópico das baterias, eu recomendo. Baterias de lítio, no preço Brasil, tenho medo.

[ ]'s
Tartaruga
Dinossauro

Mensagem por Tartaruga »

Kuati escreveu:Vejo esse tópico e fico pensando...
Vc bateria uma pra mim?

Pense nisso.

---

[ ]'s

Vc colocou a de no break ou aquelas convencionais chinesas?
Tartaruga
Santo Anastácio - SP/Brasil.

Imagem

Enviado de meu Celular de Leitão
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Eu usei por 3 anos bateria de no break na Falcon, sem problemas

Enviado de meu LG-D802 usando Tapatalk
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Ixi Tarta, tava bebunço, nem cheguei a trocar a bateria da Neo, mas depois de +- um ano só conseguia ligá-la no pedal, acho q dei uma carga lenta nela já com uns 8 meses, mas depois de uns dois meses tava lá eu batendo o pé novamente pra ligá-la.
O negócio é quem roda distâncias muito curtas tem q ter um carregador de bateria em casa, distância miúda o retificador não consegue compensar o consumo das ligadas e demais componentes elétricos.

[ ]'s
Imagem
Responder