Usar scooter no exame do DETRAN?
- jucie
- Motociclista
Usar scooter no exame do DETRAN?
É permitido isso?
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Re: Usar scooter no exame do DETRAN?
O sonho das pessoas de baixa estatura é fazer a prova prática do Detran com um modelo Scooter (ex.: Honda Biz, Suzuki Burgman, etc).jucie escreveu:É permitido isso?
No entanto, o órgão proíbe o uso de motoneta para tirar a habilitação A.
Algumas até já estão acima do mínino de 126 cilindradas exigidas para a prova, porém não oferecem a troca de marchas manual, outro requisito básico.
Segundo Larsson Orlando, da Coordenação de Habilitação do Detran, a transmissão semi-automática desses veículos impede que se verifique a real capacidade do condutor em engatar e reduzir marchas.
“A avaliação fica limitada”, salienta.
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
bobagem, na prova não se reduz marchas...
Mas tem os esquemas de controle de embreagem. Creio que é por isso.ALUANI escreveu:bobagem, na prova não se reduz marchas...
MAS, OU MUITO me engano, ou acabo de escrever uma assinatura inútil.
Não vejo pq não criar uma categoria para motos com câmbio CVT.
Se bem que já tem muito sem noção com carteira por aí, esse universo aumentaria.
[ ]'s
Se bem que já tem muito sem noção com carteira por aí, esse universo aumentaria.
[ ]'s

- Saurus
- Mito
Quando eu fiz prova havia troca de marchas. Foram usadas 1ª, 2ª e 3ª apenas, mas havia troca de marchas sim. Ao menos aqui no estado do RJO. Pessoas que conheço que obtiveram CNH recentemente também me relataram o uso de 3 marchas na prova.Fael escreveu:Mas tem os esquemas de controle de embreagem. Creio que é por isso.ALUANI escreveu:bobagem, na prova não se reduz marchas...
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Seria algo como criar uma categoria para carros automático,Kuati escreveu:Não vejo pq não criar uma categoria para motos com câmbio CVT.
[ ]'s
muita gente iria pirar.
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
No meu tempo era só de primeira pra neutro, de neutro pra primeira. Os instrutores,por iniciativa própria, orientavam a colocar segunda numa retinha lá, pra treinar, mas também avisavam sempre que "jamais faça isso na prova".Saurus escreveu:Quando eu fiz prova havia troca de marchas. Foram usadas 1ª, 2ª e 3ª apenas, mas havia troca de marchas sim. Ao menos aqui no estado do RJO. Pessoas que conheço que obtiveram CNH recentemente também me relataram o uso de 3 marchas na prova.Fael escreveu:Mas tem os esquemas de controle de embreagem. Creio que é por isso.ALUANI escreveu:bobagem, na prova não se reduz marchas...
no DF não troca, ao menos na prova que acompanhei, sai com a 1ª engatada e vai até o fim...aliás, a cg estava meio acelerada já propositadamente 
- jucie
- Motociclista
Exigir que se saiba pilotar uma moto, pra depois andar de scooter, é o mesmo que
exigir que a pessoa saiba operar uma retro escavadeira pra depois dirigir um carro.
exigir que a pessoa saiba operar uma retro escavadeira pra depois dirigir um carro.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
Discordo.jucie escreveu:Exigir que se saiba pilotar uma moto, pra depois andar de scooter, é o mesmo que
Saber trocar marchas no tempo certo é o básico, e nem isso ensinam na moto-escola.
Prova disso ó o monte de gente que tem CNH, tanto de carro quanto de moto, e não tem condições de dirigir no trânsito das grandes cidades, só atrapalha.
Teria que ser então uma categoria especial, só pra carros/motos automáticas...
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
- Aline Lander
- Roda Presa
...quando eu fiz era 1e N .. Passava para 2 marcha só quando subia na tábua.. Ali era o fim da prova.. Passa p 1 e parava com o N.
Na real ali é apenas uma noção, vai aprender no dia-a-dia mesmo.
Na real ali é apenas uma noção, vai aprender no dia-a-dia mesmo.
- Saurus
- Mito
Baim, creio eu ter dito isso pelo que se faz no RJO.Fael escreveu:No meu tempo era só de primeira pra neutro, de neutro pra primeira. Os instrutores,por iniciativa própria, orientavam a colocar segunda numa retinha lá, pra treinar, mas também avisavam sempre que "jamais faça isso na prova".Saurus escreveu:Quando eu fiz prova havia troca de marchas. Foram usadas 1ª, 2ª e 3ª apenas, mas havia troca de marchas sim. Ao menos aqui no estado do RJO. Pessoas que conheço que obtiveram CNH recentemente também me relataram o uso de 3 marchas na prova.Fael escreveu:Mas tem os esquemas de controle de embreagem. Creio que é por isso.ALUANI escreveu:bobagem, na prova não se reduz marchas...
No meu tempo só tinha os cones, e sem linha amarela delimitando, tu podia usar a rua toda, ainda assim só eu e uma mulher passamos dentre os 15 candidatos. Povo era toupeira demais.
[ ]'s
[ ]'s

E eu relatei MG. Ó que legal.Saurus escreveu:Baim, creio eu ter dito isso pelo que se faz no RJO.Fael escreveu:No meu tempo era só de primeira pra neutro, de neutro pra primeira. Os instrutores,por iniciativa própria, orientavam a colocar segunda numa retinha lá, pra treinar, mas também avisavam sempre que "jamais faça isso na prova".Saurus escreveu:Quando eu fiz prova havia troca de marchas. Foram usadas 1ª, 2ª e 3ª apenas, mas havia troca de marchas sim. Ao menos aqui no estado do RJO. Pessoas que conheço que obtiveram CNH recentemente também me relataram o uso de 3 marchas na prova.Fael escreveu:Mas tem os esquemas de controle de embreagem. Creio que é por isso.ALUANI escreveu:bobagem, na prova não se reduz marchas...
aqui não sei como esta hj, mais tinha um tempo se vc não pagasse o "café" podia fazer mais perfeito que fosse o cara ia falar q viu vc encostando milimetricamente no cone e por isso estava reprovado. brasil sendo brasil.Kuati escreveu:No meu tempo só tinha os cones, e sem linha amarela delimitando, tu podia usar a rua toda, ainda assim só eu e uma mulher passamos dentre os 15 candidatos. Povo era toupeira demais.
[ ]'s
mais no meu tempo já tinha uma curva em L bem estreira que só algumas motos tem o esterçamento necessário pra conseguir fazer. porém como tinha moto antes de ter a carta e o local de exame ficava perto de casa treinei por quase 1ano ai no exame já fazia até de olho fechado hehe.
- Saurus
- Mito
Cara, não sei quanto aos outros, mas eu guio motos desde os 9 anos de idade. Aos 18 anos, quando fui tirar a CNH, tudo ia excelentemente bem nos treinos, nenhum erro. Na hora da prova foi uma merda, puta nervosismo, confesso que cheguei pertíssimo da reprovação, tudo por causa do "efeito prova".zulay escreveu:...
mais no meu tempo já tinha uma curva em L bem estreira que só algumas motos tem o esterçamento necessário pra conseguir fazer. porém como tinha moto antes de ter a carta e o local de exame ficava perto de casa treinei por quase 1ano ai no exame já fazia até de olho fechado hehe.
Pior que tem. Eu tenho um desvio de coluna derivado de um trauma e para pegar carro com isençoes tive que tirar nova licença/prova para usar somente carro automatico. Em tese, qdo eu nao tinha deficiencia , podia andar com qqr carro, hoje nao mais.JPaulo escreveu:Discordo.jucie escreveu:Exigir que se saiba pilotar uma moto, pra depois andar de scooter, é o mesmo que
Saber trocar marchas no tempo certo é o básico, e nem isso ensinam na moto-escola.
Prova disso ó o monte de gente que tem CNH, tanto de carro quanto de moto, e não tem condições de dirigir no trânsito das grandes cidades, só atrapalha.
Abs,
VOCATVS ATQVE NON VOCATVS DEVS ADERIT
- jucie
- Motociclista
Eu não me manifestei com clareza, desculpe JPaulo.JPaulo escreveu:Discordo.jucie escreveu:Exigir que se saiba pilotar uma moto, pra depois andar de scooter, é o mesmo que
Abs,
Por "scooter" eu me refiro à veículos em que o condutor não precise usar a embreagem e nem trocar marchas, algo como um Suzuki Burgman. Diferente de uma Honda Biz, por exemplo, onde a pessoa tem que se preocupar com a troca de marcha.
A condução de um scooter é bem mais simples do que a de uma moto convencional. Muita gente que não se atreve a tentar pilotar uma moto aprenderia facilmente a conduzir um scooter se houvesse a possibilidade. Exigir que elas aprendam a andar de moto (trocando marchas) quando elas não têm a intenção de usar uma moto, me parece um contrassenso.
Talvez o caminho seja procurar por uma categoria especial, como existe para deficientes, por exemplo.
Assim como o Shico comentou acima, tenho um amigo que nasceu com má-formação na mão direita e a CNH dele é restrita ao uso de carros com câmbio automático.
Tem que ver se há essa possibilidade pra categoria A, eu nunca ouvi falar nisso.
Abs,
Assim como o Shico comentou acima, tenho um amigo que nasceu com má-formação na mão direita e a CNH dele é restrita ao uso de carros com câmbio automático.
Tem que ver se há essa possibilidade pra categoria A, eu nunca ouvi falar nisso.
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!