Ajuda: Ar no sistema de arrefecimento

Grupo de discussão geral sobre motos.
Narizudo
Motociclista

Ajuda: Ar no sistema de arrefecimento

Mensagem por Narizudo »

Já faz uns 4 meses que troquei o fluído de arrefecimento, tudo certo, usado conforme manual, etc....

Só que a moto esquenta demais na cidade, já me disseram que moto 1000 esquenta mesmo, mas, também posso ter deixado ar no sistema.

Minha dúvida é como tirar esse ar.

Na época, apertei as mangueiras, coloquei fluído bem devagar, fiz a sangria pela bomba d'água, liguei a moto.

Mas ao pesquisar descobri que a válvula termostática abre depois dos 80°, realizando a circulação da água, me lembro que fiz isso, porém a TAMPA DO RADIADOR estava FECHADA.

Li que para tirar o ar tenho que deixar ela atingir essa temperatura sem fechar a tampa do radiador, procede?

Esse procedimento não expulsaria uma boa quantia de água devido a expansão do líquido?
Imagem
gusmano
Motoqueiro

Re: Ajuda: Ar no sistema de arrefecimento

Mensagem por gusmano »

Qual a moto ? Sei que algumas bmw tem problema crónico com bolha no arrefecimento...

Na verdade, falando assim, parece que sei algo kkkk eu vi em algum video do madeira.

abs
A pedido daquele que tudo vê, retirado o banner ! :-P

Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

Nas minhas trocas, depois de por a quantidade recomendada, ligo a moto com a tampa aberta e deixo até armar a ventoinha e completo pelo radiador se necessário.
Se tivesse ar acho que teria variação brusca na temperatura na estrada, em velocidade constante.
Andar na cidade não é parâmetro 'pra ter ar', até pq tudo que tive radiador, ligava ventoinha na cidade, ou seja, esquenta e muito, sempre.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Pode ligar a moto com a tampa aberta... só não colocar líquido até a boca... a "expansão do líquido " não é tanta assim...

saudações
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Alguns veículos tem tampa tanto no radiador como no vaso extensor... Quando tem as duas, coloco água + aditivo apenas no radiador, mantenho ele aberto até o motor atingir a temperatura de abertura da válvula termostatica, então completo com o líquido e fecho, depois completo o vaso de extensão.
Imagem
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Falo que esse fórum é demais, valeu rapaziada vou fazer o procedimento.
Moto é Versys 1000.
Imagem
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

O reservatório expansor de moto serve pra receber excesso de liquido e para devolver uma falta de liquido no radiador.

Drene todo o sistema e complete com água destilada.

Lavando:
1 - Lave o sistema com água destilada (deixe funcionar assim até aquecer uns 90 graus e desligue) já é suficiente pra misturar com fluído contido no bloco.
2 - Sangre a água pelo parafuso apropriado (repita a lavagem se estiver muito contaminada com aditivo usado).

Novo fluído:
1 - Encha, o radiador todo e o reservatório até o nível máximo indicado, com o aditivo na proporção certa.
2 - ligue o motor e aperte as mangueiras pra ajudar a sair o ar (radiador aberto).
3 - Quando começar a aquecer e a água subir, feche o radiador , deixe aquecer até uns 90 graus e desligue.
4 - Com um pano vire a tampa devagar apertando pra ela não pular, veja se sai ar ou fluído, se sair fluído feche e espere.
5 - Deixe esfriar um pouco até poder abrir, veja se o nível desceu e complete.
Fique repetindo o 4 e 5 até não mudar o nível e ta pronto.

Detalhe que, o motor ao esfriar um pouco, caso o nível do radiador desça irá sugar aditivo do reservatório, mantenha ele no máximo, vá completando com aditivo na proporção certa.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Fiz...
Abri a tampa e começou a vazar, foi esvaziando o reservatório de expansão todo. Daí resolvi ligar a moto, foi aumentando o fluxo de expulsão do liquido pela boca do radiador, deixei, apos os 80º começou a cuspir com força, ar + liquido. Como tinha só uns 500ml do liquido, tive que ir comprar.

Completei o radiador, inclinei a moto para os lados, apertei as mangueiras, abri a sangria da bomba d'agua, liguei a moto. Tive que completar mais um pouco, subi na moto e inclinei para os lados, dei umas aceleradas e não cuspiu mais. Completei o reservatório de expansão.

Foi até armar a ventoinha (100°), desligou a hélice, fechei a sangria da bomba, desliguei a moto, completei um pouco de nada, fechei a tampa do radiador.

Lavei a sujeira e fui para o rolê, 5 km de estrada mais uns 5 de cidade, esperei para armar a ventoinha, demorou mais um pouco, masss, estava 11°C a temperatura ambiente. Guardei a moto e não vazou nada, amanhã verifico o nível e ando de novo.
Imagem
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

eu vi um video de uma troca de liquido no youtube, na ducati, e eles usavam uma bomba que injetava liquido debaixo para
cima, para que não ocorresse esse tipo de coisa....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
semnoção
Roda Presa

Mensagem por semnoção »

Na minha quando eu fiz foi tranquilo. Só abri o parafuso do respiro no motor e saiu um pouco de ar. Basicamente o que já mencionaram aí em cima.

Sobre esquentar na cidade, esses motores grandes, creio que quase todos são assim. A minha Srad 750 tu pode andar " forte " por volta de 200km/h e ela fica entre 84ºc e 87ºc, mas ficou andando a 80km/h ela já chega perto do 100ºc, se o trânsito travar vai pra 105ºc e fica armando a ventoinha.
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Só dando um retorno do procedimento de retirar ar do sistema.

Moto melhorou de forma considerável, esperei 2 semanas para afirmar o resultado positivo.

Então é isso, não basta só trocar, seguir os procedimentos estabelecidos em mensagens acima, no meu caso fez toda diferença. Moto demora muito mais para chegar nos 100° no trânsito.

Valeu
Imagem
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

alguns motores há um bujão específico para sangrar o sistema.

Na haya tem atrás do bloco. Mó trabalhão

Nos GM´s antigos, o procedimento era feito pelo sensor de temperatura.
Responder