Tem Madiano no Superbike Brasil - Relatos das corridas!!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Marchon
Roda Presa

Tem Madiano no Superbike Brasil - Relatos das corridas!!

Mensagem por Marchon »

Fala galera, beleza?

Ando meio sumido do fórum, mas vou tentar retomar uns posts sobre minha volta às pistas e relatar minhas participações em corridas!!

Pra quem não me conhece, me chamo Thiago Marchon e frequento o boteco desde 2002, mas sempre fui meio ausente mesmo...

Fiz alguns trackdays a partir de 2009 quando comprei uma FZ6 e 2 corridas em 2011 e 2012 com minha Srad 1000 2008, mas com a destruição do autódromo do Rio parei com as atividades em pista.

Ano passado me deu vontade de voltar às pistas e montei a Srad que estava praticamente encostada desde 2012.

Mandei revisar a moto em um mecânico da cidade, preparei as suspensões com a Racetech, agendei 3 trackdays em Interlagos na última quinzena de Junho, comprei uma carretinha e toquei pra São Paulo.

Imagem

Chegando lá, bateu aquela ansiedade de entrar na pista... mesma sensação quando entrei a primeira vez no saudoso autódromo do Rio 14 anos antes.

Infelizmente minha alegria durou 3 voltas, quando a moto começou a sambar a traseira e fazer um barulho forte vindo da roda traseira. Chegando no box, desmontei a roda traseira e vi a lambança. Rolamento quebrado e o interno da roda, bem como as buhcas estavam destruídas. Fiquei muito puto com o mecânico que disse ter revisado a moto, mas nem sequer desmontou a roda pra lubrificação. Constatei que estava faltando uma bucha do rolamento, que provavelmente quebrou devido ao esforço axial pela falta da bucha que calça a lateral interna dos rolamentos. Ainda consegui montar um novo rolamento, mas foi em vão, já que estava tudo destruído e inseguro pra voltar.

Imagem

Demorei pra me conformar com o prejuízo do dia perdido e do conserto da moto, mas não tinha muito o que fazer a não ser correr atrás pra reparar a bagunça pra poder andar 3 dias depois, no track day seguinte.

No dia seguinte levei a moto na Motonil de Araras, onde já estava planejado de fazer o remapeamento da central eletrônica e eles conseguiram reparar a roda traseira com um torneiro local, que fabricou as buchas e torneou o interno da roda. Aproveitei para trocar a tampa do reservatório de expansão do radiador que não estava vedando direito.

Fui pra segunda tentativa de retorno e havia fechado o curso da ELB pois o track day estava lotado. Ficamos a parte da manhã na parte teórica. Fiquei um pouco frustrado pois o curso é voltado mais para iniciantes e eu já tinha certa experiência em pista. No início da tarde, teve um acidente grave na curva do café, em que o piloto veio a falecer. Com isso, o curso foi interrompido adiado para uma data futura. Consegui negociar de continuar no track day e quando a pista foi liberada no meio da tarde, consegui fazer 3 entradas de pouco mais de 10 minutos cada. Na primeira bateria fiz melhor volta em 2"08' e na última baixei pra 2"02', todos na categoria C, de iniciante.

Fiquei de sábado até quinta feira em São Paulo para fazer o que seria o último trackday dessa “temporada” de retorno.

Dessa vez tudo correu muito bem e saí da última bateria com melhor tempo de 01”56’.

Imagem

Depois desse retorno às pistas em Junho, fiquei indo uma vez por mês para o interior de São Paulo, onde pude andar no VelloCittá em Mogi-Guaço e na Fazenda Capuava, em Indaiatuba.

Imagem

Em outubro, torquei minha antiga Triumph Tiger Sport por uma Kawasaki ZX-10R 2011 pois a brincadeira estava ficando séria e estava querendo a segurança do controle de tração e também por ser uma moto bem mais moderna do que o Sradão.

Imagem

Assim que peguei a moto, já preparei pra pista com carenagem completa, subchassis aliviado, eliminei o ABS, troquei as pastilhas por Vesrah Racing e troquei ambas as suspensões por cartucho pressurizado Ohlins na frente e amortecedor eletrônico Ohlins na traseira. Em novembro, consegui fazer mais dois tracks em Capuava e consegui igualar meu melhor tempo com a Srad.

Imagem

Em Janeiro, o autódromo de Interlagos foi liberado pra uso após as reformas para a Fórmula 1 que ocorrera em novembro. Me inscrevi no T.E.M. (Torneio das Escolas de Motovelocidade). Nesse evento, a curva do café não foi utilizada, sendo substituída por uma chicane, o que inegavelmente deixou o circuito mais seguro, porém tirou um pouco a graça da pista. Acabei ganhando a corrida na categoria 1000cc Light, ficando em 4º na geral e na segunda corrida realizada no dia seguinte, que foi “Força Livre”, fiquei em 8º, já que errei completamente a largada e praticamente todo mundo me passou. Acabei com o melhor tempo de 01”51.8’, o que equivale a aproximadamente 01”46’ sem a chicane.

Imagem

Imagem

Em fevereiro, retornei a Interlagos para participar do Campeonato Paulista organizado pela MotorsCo, do Leandro Melo e ganhei as duas corridas na 1000cc Light, ficando em 4º na geral em ambas. Este evento já foi sem a chicane e fiz melhor tempo no final de semana de 01”45.7’.

Imagem

Em março, ocorreu a segunda etapa da Copa Pirelli, que já é um evento promovido pela Superbike Brasil que acabou substituindo o que seria a primeira etapa do Superbike porque várias equipes ainda não estavam prontas para o início do campeonato. Fechei a primeira corrida em 3º lugar na Light e 15º na geral. Dessa vez, a maioria dos pilotos do Superbike Brasil já estava andando e misturaram os grids da Light e Pró. Para a segunda corrida, choveu minutos antes e como eu nunca havia andado na chuva, não quis arriscar ir direto pra uma corrida sem nunca ter treinado nestas condições. PRaticamente metade do grid não fez esta segunda corrida do dia. Fechei o final de semana com melhor tempo em 01”45.5’. Fiquei meio chateado porque já esperava entrar na casa dos 44, mas sempre me falaram que a partir dos 45 fica realmente complicado de baixar, pois começam a entrar em jogo detalhes de pilotagem, acerto de suspensões e potência de motor e, nesse quesito, minha moto tá defasada. Ela tá dando 172cv, enquanto uma das BMW da equipe, no mesmo dinamômetro, dá 200cv na roda.

Imagem

Próximo post já é sobre a abertura do Superbike Brasil...
Editado pela última vez por Marchon em 07 Jun 2018, 22:30, em um total de 4 vezes.
Honda CB 500 de pista

BMW F 800GS

Suzuki GSX-R 1000
chalbuque
Dinossauro

Re: Tem Madiano no Superbike Brasil - Relatos das corridas!!

Mensagem por chalbuque »

Show.... tenho te acompanhado pelo Instagram...abs
CBR 450sr-século passado
NX400 Falcon-07/08, B65S-08/09
Já é passado.......Zoiúda: F800gs 12/13.
Atual........ V-Strom 1000, 2015
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Massa, aguardando o restante. ;-)
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

:wsh: :wsh: :wsh:
:beer: :beer:
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

show!
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
anderson666
Motociclista

Mensagem por anderson666 »

Aparece aqui em Curvelo/MG, a galera tem curtido o Circuito dos Cristais. ;-)
Jota

Mensagem por Jota »

Muito bom o relato, Marchon!

Qual moto vc acha que te ensinou mais, a fz ou a antiga cb?
Fenner
Roda Presa

Mensagem por Fenner »

Fazendo muito bonito.

Show
Narizudo
Motociclista

Mensagem por Narizudo »

Que legal, parabéns pela volta e as conquistas. Show
Imagem
ricardo17
Roda Presa

Mensagem por ricardo17 »

;-)

muito legal!

continue postando!!
F800GS
Sniper
Motociclista

Mensagem por Sniper »

Show demais! Parabéns!
fosknet
Roda Presa

Mensagem por fosknet »

anderson666 escreveu:Aparece aqui em Curvelo/MG, a galera tem curtido o Circuito dos Cristais. ;-)
Isso aí! Só pra reforçar, passa aqui em Curvelo no circuito dos cristais...
Circuito dos Cristais
XTZ 125 E 2003
Fan 125 KS 2008
NXR 150 2009
GS500E 2008
Lead 110 2014
Factor 125 2010
Crosser 150 2022
142 832 ... 26 111 ... 31 594 ... 31 170 ... 13 663 ... 12 999 ... 3 000 e rodando dessa vez bem devagar pois já tô ficando antigo aqui...
Eudy
Motoqueiro

Mensagem por Eudy »

;-) ;-) ;-)
Curta a sua moto, mas não encurte a sua vida.

Imagem
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

da hora!!
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Reinke
Motociclista

Mensagem por Reinke »

;-) muito bom acelerar na pista
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
Responder