Decepção com a Honda.........XRE300

Grupo de discussão geral sobre motos.
Alessio
Roda Presa

Decepção com a Honda.........XRE300

Mensagem por Alessio »

Bom fiquei um tempo sem motocicleta, só com uma CUB, uma Biz 2012 que era muito boa, e resolvi voltar a ter uma moto para curtir uns trechos off e tal, e fiquei entre a XRE300 e a Lander, optando pela Honda......e que decepção, eu tive um monte de ON-OFF, e a maioria da Honda, XL125, XLX250 e 350, XR200, XR400 Falcon e umas 4 Tornado e tirando a XR200 que foi disparado a piorzinha devido ao problema chato de quando quente ser um custo ligar, nunca tive nada a reclamar, já a XRE, nossa, moto zero e cheia de trique trique.........

- Barulho na suspa dianteira - dizem ser característica dela, a mola faz barulho dentro da bengala.
- Barulho dentro do tanque quando cheio - a boia bate no tanque e é um barulho chato demais.
- Apagão - o velho conhecido apagão

E para completar a minha veio com o retentor da bengala direita mal montado, minando óleo.......(já trocado).

Bom há 4 anos atrás eu peguei uma XRE300 usada em troca de uma bike, na época eu tinha uma XT660 e ia deixar a XRE mais para OFF, colocando pneu mais gomudo, mas acabei vendendo e não tive um contato maior com ela, mas te digo, a XRE é muito inferior a Tornado se tratando do uso ON-OFF.

Bom, vou ficar com ela pois nesse segmento não tem nada que preste mesmo, estamos a pé..........saudade da boa e velha Tornado.
maverickint
Roda Presa

Re: Decepção com a Honda.........XRE300

Mensagem por maverickint »

Aléssio
Estou pensando em trocar a minha Tornado 2005 por uma XRE300 2015.
Vejo muitos relatos mas esses que vc disse não eram os habituais comentários, o que mais se fala é a maldição do cabeçote mesmo nas mais novas continuam a aparecer essa maldição.

A sua é ou era que ano? Dizem que nas 2015 para cá "arrumaram" mas já ouvi relatos.

Já aqui a bronca maior e a gasolina já estou de saco cheio de ter que limpar e trocar os reparos. Já os que têm moto injetada não vejo essa bronca toda. Aqui se fico 2 a 3 dias sem usar a moto já sei que terei de limpar o carburador pela excelentíssima qualidade da gasolixo vendida por aqui.

Pensei em comprar o conjunto e modificar a tampa para colocar a injeção da XRE na Tornado mas fico na dúvida se vale realmente a pena e aqui no sítio não tem ninguém que faça a adaptação teria que trazer e eu mesmo instalaria.

Já ouviu esse opção de injetar a Tornado?
FAN 125 Elétrica 2012 Preta - EX
Twister 2007 Vermelha - EX
Shadow 99/00 - EX
Tornado 2005 Preta - Atual
CB500 2003/2003 Preta - Atual
XRE 300 2015/2015 Vermelha - Atual
Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...
Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

Quando a XRE saiu em 2009 vi o banco e o farol melhores, freio traseiro a disco, possibilidade do ABS, pensei:
"Agora vai!" Quando andei não senti uma moto superior à antiga Tornado.
Mesma impressão tive na Lander e T250.
Já comentei aqui, mas da XR/NX200 para a Tornado, senti muita diferença e percebi que valia migrar.
Não sei se a Tornado é melhor, mas prefiro ficar com a minha do que migrar.

Talvez a sucessora da XRE ou uma T250 com ABS me façam mudar de idéia.
De momento, prefiro a Tornado mesmo.

Abraço!
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
Agro
Motoqueiro

Mensagem por Agro »

Difícil a Honda acertar outra moto tão boa quanto a tornado.

Enviado de meu Mi A1 usando o Tapatalk
Betao Atibaia
Motociclista

Mensagem por Betao Atibaia »

maverickint escreveu:Aléssio
Vejo muitos relatos mas esses que vc disse não eram os habituais comentários, o que mais se fala é a maldição do cabeçote mesmo nas mais novas continuam a aparecer essa maldição.

A sua é ou era que ano? Dizem que nas 2015 para cá "arrumaram" mas já ouvi relatos.

Já aqui a bronca maior e a gasolina já estou de saco cheio de ter que limpar e trocar os reparos. Já os que têm moto injetada não vejo essa bronca toda. Aqui se fico 2 a 3 dias sem usar a moto já sei que terei de limpar o carburador pela excelentíssima qualidade da gasolixo vendida por aqui.

Pensei em comprar o conjunto e modificar a tampa para colocar a injeção da XRE na Tornado mas fico na dúvida se vale realmente a pena e aqui no sítio não tem ninguém que faça a adaptação teria que trazer e eu mesmo instalaria.

um conhecido meu tem uma 2016 e tá na segunda troca de cabeçote. 1 na garantia e outro do bolso mesmo.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Alessio
Roda Presa

Mensagem por Alessio »

maverickint escreveu:Aléssio

Então, a minha é 2018, é zero, tá com 700km.

O lance do cabeçote eles fizeram um novo na 2016 e parece que foi algo meio definitivo, mexeram no cabeçote em si, mais reforçado, diminuíram a taxa de compressão e melhoraram a refrigeração do óleo com um radiador maior e defletores mais eficientes.

O que me incomoda são os detalhes que citei em uma moto zero e esse lance de apagão que perdura desde a minha primeira Tornado 2003, dizem ser erro no projeto da admissão do motor......mas são 15 anos.........pqp, povo ruim demais para resolver, lembrando que o motor da Tornado e da XRE é o mesmo, muda só o cabeçote.

Bom dentre as opções enormes, leque enorme, XRE e Lander eu ainda fico com a "menos" pior, que é a XRE, mas não deixo de ficar indignado.

Outra coisa, a Honda Automóveis é muito mais criteriosa quanto a qualidade de seus produtos que a Honda Motocicletas, porque será?
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Enquanto a Rônda Brasil continuar insistindo com o óleo 10w30 vai continuar estourando cabeçotes de motores 300 e outros problemas diversos que vão surgir em breve nos novos motores 160, 190 e 250 arrefecidos a ar que tem alto giro e pouco cuidado com a manutenção por parte da grande maioria dos proprietários dessas cilindradas.
wagnertko
Roda Presa

Mensagem por wagnertko »

Leandro escreveu:Enquanto a Rônda Brasil continuar insistindo com o óleo 10w30 vai continuar estourando cabeçotes de motores 300 e outros problemas diversos que vão surgir em breve nos novos motores 160, 190 e 250 arrefecidos a ar que tem alto giro e pouco cuidado com a manutenção por parte da grande maioria dos proprietários dessas cilindradas.
Leandro, explane melhor essa questão do óleo...
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Na verdade é porque brasileiro que compra moto se sujeita a qualquer tranqueira... um carro que dá esse monte de problemas, sai de linha e zera a venda em 1 ou 2 anos....... Vide tempra, Polo, Classic Novo, Vectra GT, Stillo

Já as cb300 e xr300 estão ha uma decada cheias de problemas e o pessoal insiste em comprar nessa promessa de que o "novo" modelo resolveu o problema...

O autor do tópico mesmo, já sabia do histórico problemático da moto e ainda "caiu" na historia de que nesse modelo resolveu tudo...
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Jota

Mensagem por Jota »

Alessio escreveu:Bom dentre as opções enormes, leque enorme, XRE e Lander eu ainda fico com a "menos" pior, que é a XRE, mas não deixo de ficar indignado.
Poderia explicar isso?
Com todos os problemas da xre, pq vc ainda a considera superior à Lander? ABS?
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

wagnertko escreveu: Leandro, explane melhor essa questão do óleo...
Óleo mais fino some mais rápido do cárter, somando ao fato do brasileiro não ter o costume de verificar o nível antes de rodar, agravando pelo fato do brasileiro não saber verificar o nível de forma correta porque ele não lê o manual do proprietário.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Leandro escreveu:
wagnertko escreveu: Leandro, explane melhor essa questão do óleo...
Óleo mais fino some mais rápido do cárter, somando ao fato do brasileiro não ter o costume de verificar o nível antes de rodar, agravando pelo fato do brasileiro não saber verificar o nível de forma correta porque ele não lê o manual do proprietário.
Se as tolerancias do motor são menores, o oleo tem que ser mais fino.

Isso de que o "oleo fino some mais rapido" é mito de motores antigos, com tolerancias gigantescas (baixo os standards de hj) e cheios de vazamentos e fumando.

O oleo vai embora por vazamento e por motor fumar, não porque "some do carter". Me explica isso. Osmose? O oleo espontanamente se dissolve no ar por ser "mais fino"?
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Optimus Leo
Mito

Jota escreveu:
Alessio escreveu:Bom dentre as opções enormes, leque enorme, XRE e Lander eu ainda fico com a "menos" pior, que é a XRE, mas não deixo de ficar indignado.
Poderia explicar isso?
Pois é, queria saber

Lander no off é melhor

Motor indestrutivel

As 2014+ tem o problema de vazar pelas juntas mas é mais pela tosquisse da Yamaha do que ser um problema cronico, muito mais facil de resolver que trocar cabeçote ou fazer gambi de "empastilhar"

Banco mais duro, porém com 270 compra um banco da Zamba que fica melhor que o da XRE

Suspensão não é grandes coisas, mas a da XRE também não é

Menos visada pelos malacos

Mais robusta em geral
Alessio
Roda Presa

Mensagem por Alessio »

Daninean escreveu: O autor do tópico mesmo, já sabia do histórico problemático da moto e ainda "caiu" na historia de que nesse modelo resolveu tudo...
Cai não, foi falta de opção mesmo, a concorrente dela, me perdoe quem gosta, consegue ser ainda pior..........

Por mim teria uma WR250R ou CRF250L........mas cadê??

Resta essas duas jabiracas mesmo que temos aqui na bananalândia, ou quem sabe trazer uma Tornado da Argentina, que vai do Brasil para lá............
Alessio
Roda Presa

Mensagem por Alessio »

Optimus Leo escreveu:
Jota escreveu:
Poderia explicar isso?
Pois é, queria saber

Lander no off é melhor

Motor indestrutivel

As 2014+ tem o problema de vazar pelas juntas mas é mais pela tosquisse da Yamaha do que ser um problema cronico, muito mais facil de resolver que trocar cabeçote ou fazer gambi de "empastilhar"

Banco mais duro, porém com 270 compra um banco da Zamba que fica melhor que o da XRE

Suspensão não é grandes coisas, mas a da XRE também não é

Menos visada pelos malacos

Mais robusta em geral
Lander tem um banco ruim, freio ruim, aros ruins, barulho de esfera solta dentro do motor, balança traseira de ferro, suspensão com menor curso, é mais fraca, e histórico de vazamento de óleo entre o cabeçote e o bloco........parece moto da década de 80, a XRE parece do final dos 90........mas ambas são pré-históricas, mas só andar nas 2 e percebe-se na hora que a XRE é mais moto falando-se do que resta de um bom conjunto, se é que podemos chama-las de "boas".

Bom, já me vejo garimpando uma XT660 2015/16 ou 17, não vai ter jeito, o problema é que a bolha dela tá enorme devido a falta de concorrente a altura..........
Jota

Mensagem por Jota »

valeu, alessio, pela explicação.
roni
Roda Presa

Mensagem por roni »

Fiquei 1 ano com uma Te250 2012 . só troquei oleo, filtro e coloquei vela de iridio.. mas se prefere..... :frt: :frt: :frt: :frt:
BIZ 100 >> Intruder 250 >> Falcon >> CB 500 >>Hornet 05 >>FZ6 09 >>DL 650 10 >> MSM >>Teneré 250 12 >> DL650 13 >> DL1000A 16
Optimus Leo
Mito

Alessio escreveu: Lander tem um banco ruim, freio ruim, aros ruins, barulho de esfera solta dentro do motor, balança traseira de ferro, suspensão com menor curso, é mais fraca, e histórico de vazamento de óleo entre o cabeçote e o bloco........parece moto da década de 80, a XRE parece do final dos 90........mas ambas são pré-históricas, mas só andar nas 2 e percebe-se na hora que a XRE é mais moto falando-se do que resta de um bom conjunto, se é que podemos chama-las de "boas".
E ainda assim consegue ser melhor que a XRE, quebra menos, não da dor de cabeça, manutenção 0

Não sei aonde a XRE é "mais moto". Será so fator chavear na quebrada, porque no kartodromo e trilhas, vc vê tony e lander, mas nenhuma XRE.
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

Alessio escreveu:... enorme devido a falta de concorrente a altura..........
Falta de concorrência também é o motivo das 250/300 estarem 'andando de lado' por 17 anos.
Mudou só o que a lei manda ou perfumaria, mas não ocorreram melhoras significativas.

Alessio, concordo contigo!
Dinamicamente a XRE é melhor que a T250 e Lander.
Mas eu não arrisco, depois de ver tantas com tantos problemas!
Única coisa que espero da XRE é que saia de linha!

Abraço!
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
maverickint
Roda Presa

Mensagem por maverickint »

Ainda penso em tornar a minha Tornado em injetada.

A Tornado da Argentina e carburada ainda?

Na pior da hipótese vou na XRE aqui com 8000km ano 2015
FAN 125 Elétrica 2012 Preta - EX
Twister 2007 Vermelha - EX
Shadow 99/00 - EX
Tornado 2005 Preta - Atual
CB500 2003/2003 Preta - Atual
XRE 300 2015/2015 Vermelha - Atual
Vivendo e Aprendendo esse é o lema da vida...
Ando devagar pois tenho certeza que chegarei, se andasse rápido poderia não chegar
Responder