Agora é oficial: Indian encerra vendas no Brasil.

Grupo de discussão geral sobre motos.
Bira
Motoqueiro

Agora é oficial: Indian encerra vendas no Brasil.

Mensagem por Bira »

uma pena, em que pese o visual espalhafatoso dos modelos maiores, eram boas motos. a Scout é uma das cruisers mais divertidas de pilotar que já andei. A Chief era meio insossa mas bem confortável.

Como as japonesas praticamente saíram do mercado custom, a HD vai nadar sozinha e de braçada nesse segmento aqui no lisarB.

https://jornaldocarro.estadao.com.br/mo ... do-brasil/

JOSÉ ANTONIO LEME: 25.06.2018 - 17:07
Indian Motorcycle sai do Brasil
Grupo Polaris deixa de vender os produtos da Indian Motorcycle no Brasil; pós-venda segue para atender clientes

A Polaris, empresa que controla a marca de motos Indian, anunciou que deixa de vender os produtos no Brasil. O motivo, segundo a companhia é a falta de rentabilidade do negócio no Brasil.

De acordo com o comunicado divulgado, haverá um processo de transição de 120 dias para as concessionárias da marca. Esse tempo é para as revendas conseguirem se desfazer de estoque de motos, peças e outros itens.

A partir de agora, manutenção e pós-vendas serão atendidos em revendas Polaris, que vendem os UTV e quadriciclos da marca. A empresa vai credenciar também oficinas especializadas em motos de alta cilindrada.

“Enquanto não identificamos um modelo de viabilidade para a Indian Motorcycle Brasil devido as atuais condições de mercado, o nosso foco será maximizar os recursos no crescimento da marca Polaris e fortalecimento da rede de concessionárias off-road”, afirmou o diretor geral da Polaris Brasil, Paulo Brancalion.

Para mais informações, a Polaris coloca à disposição dos clientes o e-mail contatobrasil@indianmotorcycle.com e o telefone (11) 3336-5482.

Morte anunciada

Em novembro de 2017, durante o Salão Duas Rodas, a marca apresentou novas motos. Variações da touring Chieftain e da custom Chief e a chegada da Scout Bobber para cá.

Apesar desse “ar de positividade”, a marca confirmou, em baixo tom, que tinha parado a produção local das motocicletas na Zona Franca de Manaus (AM). Então, de outubro de 2017 até agora, tudo que chegava ao País vinha importado dos Estados Unidos.

Ao contrário daqui, no país natal, a Polaris vê o crescimento da marca Indian, que tem muita identificação com o consumidor norte americano. E lá consegue rivalizar com a Harley-Davidson, enquanto aqui nunca conseguiu fazer frente à outra centenária marca americana.

O sucesso foi tanto na retomada da marca nos EUA, em 2011, que ano passado a outra marca de moto da companhia, a Victory, foi descontinuada.
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Medeiros Neto
Dinossauro

Re: Agora é oficial: Indian encerra vendas no Brasil.

Mensagem por Medeiros Neto »

Kawasaki, Suzuki, Yamaha, Ducati, Indian.

Todas mau das pernas ou pior fecharam como a Indian.

Tenho receio de aqui ficar sendo oferecido apenas CG, Bros e PCX.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

harley comanda!
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Então :roll:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Motomaniaco
Roda Presa

Mensagem por Motomaniaco »

E mais ela e a Ducatti LIDER DE RECALL primeiro semestre de 2018. :-?
Sds,
Motomaniaco
Dream_Katana 125_CB500_XT600_Hornet_ZX12R_Intruder 125_Citycom300i_Burb AN400 K7_Versys300_Fluo_HD
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Triste.
Imagem
queiroga
Motociclista

Mensagem por queiroga »

Um dos problemas, foi o preço....mais caras que a HD que já tinham elevado bastante os preços.... Tinha que entrar pelo menos com um preço agressivo com a Scout....

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
"Por um Brasil Melhor"
Reinke
Motociclista

Mensagem por Reinke »

queiroga escreveu:Um dos problemas, foi o preço....mais caras que a HD que já tinham elevado bastante os preços.... Tinha que entrar pelo menos com um preço agressivo com a Scout....

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
Scout R$50k - Iron R$43k
Chief R$72k - Soft Slim R$65k
Springfiel R$82k - Heritage R$74k
Roadmaster R$105k - Ultra Limited R$99k

Deveria entrar com preço menor para ganhar mercado, ficou a imagem de que queria virar moto Gourmet.

Mas era uma opção a mais no mercado <:(
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

brasileiro gosta do que tem trocentos concessionárias, mesmo que não precise comprar um parafuso sequer,
de certo modo tem razão, Brasil é consumidor de hornet e cgs.
Acho milagre a ktm ainda estar por aqui, a concessionaria de Sorocaba fechou....
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Fabio Ninja escreveu:brasileiro gosta do que tem trocentos concessionárias, mesmo que não precise comprar um parafuso sequer,
Acho milagre a ktm ainda estar por aqui, a concessionaria de Sorocaba fechou....

Correção, BRASILEIRO gosta de tirar onda, de aparecer. Consequentemente se ninguém conhece a marca (neste caso a indian) ele vira a cara para ela. O BRASILEIRO jamais vai comprar uma moto deste "naipe" se nao pode aparecer de fodao. Um com a HD mais peba, "pobre" e velha tiraria mais onda e chamaria atencao. Foi issl q matou a marca.

Se a indian tivesse mais "nome" q as hd's, estariamos vendos mais delas na rua.
Tornado 300
Betao Atibaia
Motociclista

Mensagem por Betao Atibaia »

Não acho que é de pagar de fodão nem nada, mas com o preço que tudo tem no Brasil em comparação ao que custa nos USA, vc arrisca a enfiar 50K em uma moto que está entrando no país e que, como aconteceu com outras trocentas marcas aqui, vão embora e vc fica com o mico empatado na mão, sem peças, sem mercado sem possibilidade de trocar se quiser ou se não gostar? Aí como a maioria assalariada que compra tudo aqui, dá preferencia para uma marca consolidada.
Comprei uma HD por N motivos, um deles foi é clado a liquidez de trocar a jaka quando eu quiser fazer um up ou comprar uma HD para casar, o que não é o caso da Sporty.
O lance das concessionárias, até as da Yamaha estão fechando, negócio muito chato, cheio de regras que mais ajudam as fabricas que o dono e pouco rentável hoje em dia com exceção da venda de 0Km. Em Atibaia sobrou só a Honda.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Concordo com o Betão, tb não vejo esse lance de pagar ou não de fodão, o lance é que tudo está fodido.
CC de moto dizem q até muitas CC's Honda estão sofrendo, imagine outras marcas...

Por mais que achem q quem compra uma Harley zero km é bilionário não é bem assim, o cara valoriza seu dinheiro, vendo diversas CC's fechando Brasil a fora de tudo q é marca é óbvio q ele fica com medo da marca ir embora do país e ter seu bem pra lá de desvalorizado e com dificuldade de manutenção, aí vai numa compra mais segura q é a Harley.

E não acompanho o mercado das jakas, mas suponho q as CC's Harley tb não estão nadando em dinheiro...

[ ]'s
Imagem
Betao Atibaia
Motociclista

Mensagem por Betao Atibaia »

As cc's da Harley tem uma variação maior de fonte de renda.
As oficinas estão sempre cheias, embora cobrem um rim. Mas para quem é HOG, o que não é o meu caso, tem uns descontos que não justificam levar fora deles.
Vàrios eventos, passeios e etc para fidelizar o povo.
A boutiques e as motos usadas tb dão um bom público, eu vejo isso na de CAmpinas que eu passo lá de vez em quando.
Mercado de peças e acessórios originais que muita gente exige para suas HD também.
O cliente Honda e Yamaha já tem na cabeça que o que tem na cc é muito mais caro que a lojinha e a maioria não faz questão nenhuma de ter peça original.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Uma coisa que muitos não estão levando em consideração é, que além do preço gourmetizado, tem o fato das Indian, assim como as suas predecessoras, as Victory e também as custom da Triumph, serem custom "japonesas", independentemente de onde foram projetadas e/ou montadas.

Ou seja, elas nunca serão HDs, o mercado delas (Indians, Victorys e Triumphs) lá nos EUA, são os compradores das big Custom japas, tipo Hondas VTX, Yamahas Royal Star, Suzuki Intruders e Kawasakis Vulcan. Engana-se quem acha que elas competiam com as Harleys, por mais que o marketing da Polaris insinue o contrário.

Aliás, a Kawasaki lançou no final da década de 1990 a sua própria versão das Indians, a Vulcan VN Drifter, que tinha versões de 800 e 1500 cc:
Imagem
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

exatamente. harley é harley, as outras são 'custom japa'.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Jota

Mensagem por Jota »

querer conquistar o mercado dos masoquistas oferecendo moto com boa ciclística parece coisa de português.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Jota escreveu:querer conquistar o mercado dos masoquistas oferecendo moto com boa ciclística parece coisa de português.
Fez teste drive nelas Jota? Posta ai o review prá gente saber como é! ;-)

:lol:
Imagem
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

-
Jota

Mensagem por Jota »

Russo escreveu:
Jota escreveu:querer conquistar o mercado dos masoquistas oferecendo moto com boa ciclística parece coisa de português.
Fez teste drive nelas Jota? Posta ai o review prá gente saber como é! ;-)

não passo nem perto daqueles refugos.
fiz foi test-ride numa fodástica e abracei.

Imagem
Bira
Motoqueiro

Mensagem por Bira »

RMD escreveu:
Fabio Ninja escreveu:brasileiro gosta do que tem trocentos concessionárias, mesmo que não precise comprar um parafuso sequer,

Correção, BRASILEIRO gosta de tirar onda, de aparecer. Consequentemente se ninguém conhece a marca (neste caso a indian) ele vira a cara para ela. O BRASILEIRO jamais vai comprar uma moto deste "naipe" se nao pode aparecer de fodao. Um com a HD mais peba, "pobre" e velha tiraria mais onda e chamaria atencao. Foi isso q matou a marca.

Se a indian tivesse mais "nome" q as hd's, estariamos vendos mais delas na rua.
essa coisa do "gosta de aparecer", não necessariamente é o caso. uma Indian (pra quem manja de moto custom) é uma moto mais "aparecida" que uma Harley. Mesmo entre os harleyros tradicionais chama a atenção PRA CARALHO e enche de curioso em volta como já vi algumas vezes nos eventos aqui (até mesmo no estacionamento da concessionária da Harley). Harley, pelo contrário, já é tão comum que chega a ser discreta, não chama a atenção de ninguém mais.

O que pega mesmo é falta de concessionária e até mesmo de peças aftermarket. Harley, mal e mal tem um monte de concessionária, e uma parte (ainda que pequena) do público (eu por exemplo) é "fuçador" e consegue se virar sem depender delas (só tô fazendo as revisões lá por causa da garantia da moto, depois e pé na bunda dos caras - as duas HDs anteriores nunca viram oficina de concessionária na minha mão). Indian não tinha concessionária quase, a única do Centro Oeste era um pontinho de venda bem safado em Goiânia. Você acha que essa turma que paga 90 mil numa moto (salvo os raros que realmente botam elas na estrada) vão querer se dar ao trabalho de se deslocar 300km para fazer simples revisões periódicas? Ter trabalho pra despachar a moto em caso de algum problema em garantia? Acho que não.

Harley mesmo aqui em Brasília era bem raro de ver quando só tinha concessionária em Goiânia, o único corajoso que eu conhecia pessoalmente que tinha uma nessa época era o Rod. Hoje qualquer um (até um bostão feito esse que vos escreve :lol:) tem uma (e isso não é demérito nenhum, muito pelo contrário, quanto mais moto rodando, mais gente tem interesse em trabalhar com elas, o mercado de serviços melhora).

Kuati escreveu:Concordo com o Betão, tb não vejo esse lance de pagar ou não de fodão, o lance é que tudo está fodido.
CC de moto dizem q até muitas CC's Honda estão sofrendo, imagine outras marcas...

Por mais que achem q quem compra uma Harley zero km é bilionário não é bem assim, o cara valoriza seu dinheiro, vendo diversas CC's fechando Brasil a fora de tudo q é marca é óbvio q ele fica com medo da marca ir embora do país e ter seu bem pra lá de desvalorizado e com dificuldade de manutenção, aí vai numa compra mais segura q é a Harley.

E não acompanho o mercado das jakas, mas suponho q as CC's Harley tb não estão nadando em dinheiro...
Eu quase comprei uma Indian, na época estava insatisfeito com a HD (não com a marca, mas especificamente com a moto que eu tinha - por sorte melhoraram bastante nos modelos novos), mas valorizo meu dinheiro e fiquei encucado com a possibilidade da marca sair do Brasil e ficar com um baita abacaxi na mão. A situação da Indian é bem diferente da HD. A Indian compartilhava espaço arrendado da Dafra com outras marcas; a HD tem sua própria montadora (também CKD), fez um investimento muito maior, e tem um parque muuuuuuuuuuuito maior de motos rodando, então mesmo que a HD eventualmente saia do mercado brasileiro (o que duvido, com exceção das 250 e da Vulcan 650S são as únicas custom à venda no Brasil atualmente - um verdadeiro monopólio).

Indian foi embora, japas não vendem mais custom (com exceção da Vulcan 650 que não segue um estilo tradicional), Triumph parou de trazer a Commander e a Storm porque ninguém comprava (e a Bonneville Bobber não é para todos).

Eu lamento pelo mercado, a falta de opções no segmento é complicada, consumidores que por algum motivo (pós-venda, sei lá) ficarem insatisfeitos com a Harley e tiverem seus motivos para não comprarem moto usada não vão ter outra opção no segmento e vão migrar de estilo de moto não por preferência ou gosto, mas por pura falta de alternativa, já que hoje no Brasil se você quer uma custom grande é uma Harley ou uma Harley. E isso é MUITO chato.
Boa ciclística numa custom é algo que não existe... :lol: :lol: :lol: A menos que esteja falando em "comparação" entre elas, aí sim, teremos uma melhor (ou menos pior? :lol:) que a outra.

Mas... sim, as Indian eram bem superiores às Harleys nesse quesito. O que a HD fez então? Atualizou seus modelos. A diferença da minha Softail 2014 para a minha 2018 (quadro, suspensão, motor e freios novos) é absurda.

O que pegou no Brasil para a Indian foi estratégia de mercado. Vieram pra cá no momento errado (início de crise econômica), pouca divulgação, preços altos, pouquíssimos pontos de venda. Não repetiram o que conseguiram nos EUA de abocanhar aproximadamente 15% dos consumidores da HD, isso lembrando que o Brasil é o segundo ou terceiro mercado mundial da Harley SNME.

a propósito, abraçou a Street Cup? Parabéns. Motinha legal da porra. :bnnd:
Abç,
Bira

“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Responder