Frenagem de emergência: acionar ou não a embreagem ?
Frenagem de emergência: acionar ou não a embreagem ?
Num país em que se obriga o uso de freios CBS ao invés de corrigir o ensinamento errado das autoescolas sobre não usar o freio dianteiro, tenho a seguinte dúvida:
O uso do freio motor em descidas longas ou bem controladas (ex: semáforo) é praticamente consenso, mas em uma frenagem forte, numa moto comum em uso urbano/rodoviário, deve-se acionar a embreagem ou usar o freio motor ? Em motos com ABS, isto muda ?
Pelo que entendi o uso correto dos freios seria, na ordem:
1-Acionar levemente o freio traseiro, para deslocar o peso da moto para frente;
2-Então acionar o freio dianteiro com mais força - aqui vem a dúvida se devo acionar a embreagem neste ponto ou ir reduzindo as marchas;
3-Modular o freio traseiro para manter estabilidade e só diminuir a pressão no dianteiro caso sinta que a roda vai travar;
4-Manter o passo anterior até a moto parar.
Estou errado em algum ponto ?
O uso do freio motor em descidas longas ou bem controladas (ex: semáforo) é praticamente consenso, mas em uma frenagem forte, numa moto comum em uso urbano/rodoviário, deve-se acionar a embreagem ou usar o freio motor ? Em motos com ABS, isto muda ?
Pelo que entendi o uso correto dos freios seria, na ordem:
1-Acionar levemente o freio traseiro, para deslocar o peso da moto para frente;
2-Então acionar o freio dianteiro com mais força - aqui vem a dúvida se devo acionar a embreagem neste ponto ou ir reduzindo as marchas;
3-Modular o freio traseiro para manter estabilidade e só diminuir a pressão no dianteiro caso sinta que a roda vai travar;
4-Manter o passo anterior até a moto parar.
Estou errado em algum ponto ?
Re: Frenagem de emergência: acionar ou não a embreagem ?
O único ponto que você acertará é o do impacto.
Se você não apertar a embreagem em certo momento, a moto apagará.
Se apertar, perderá o freio motor.
Se usar o freio traseiro, a moto sairá de lado.
Se usar o dianteiro, cairá de frente.
Em resumo...
Você me parece um motomano que acabou de tirar sua CNH e ainda não caiu, mas não se preocupe...
Cairá!
Pois só existem dois tipos de motomanos: os que já caíram e os que nunca andaram de moto.
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
A sobre longas descidas...
Se usar o freio o tempo todo, ele esquentará, eu vou de marcha e deixo que o motor grite!
Se usar o freio o tempo todo, ele esquentará, eu vou de marcha e deixo que o motor grite!
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
a teoria em frenagme de emergencia é não acionar a embreagem mas na hora... é dificil não fazer o que se faz em toda frenagem normal e puxar o manete.
- The Simpson
- Motociclista
Entendo como ideal usar o freio motor e reduzir as marchas na medida do possível, mas no momento do fato, é foda controlar tudo isso.
Em descidas ingremes, freio motor com certeza. Já viram quantos carros e motos na Rodovia Oswaldo Cruz ficam parados pq a lona colou?
Em descidas ingremes, freio motor com certeza. Já viram quantos carros e motos na Rodovia Oswaldo Cruz ficam parados pq a lona colou?
- Tio Frei
- Mito
Se for emergência de verdade o cara esquece a embreagem.
Em frenagens fortes é freio dianteiro, traseiro, embreagem e redução de marcha com aceleração interina pra evitar de a roda travar (lembra o Punta taco nos carros) pra usar tudo que pode.
Descida de serra, freio motor
No escuter eu acho uma merda não poder controlar o freio motor.
Enviado de meu Redmi Note 8 usando o Tapatalk
Em frenagens fortes é freio dianteiro, traseiro, embreagem e redução de marcha com aceleração interina pra evitar de a roda travar (lembra o Punta taco nos carros) pra usar tudo que pode.
Descida de serra, freio motor
No escuter eu acho uma merda não poder controlar o freio motor.
Enviado de meu Redmi Note 8 usando o Tapatalk
Costumo usar os 3 dedos de fora da mão direita para frear enquanto o indicador fica na potência ajudando a subir o giro nas reduções rápidas para frenagem de emergência. Só aperto a embreagem quando o freio motor realmente não tem mais utilidade (quase parando). Enquanto isso, deixo o motor gritar o máximo que der para ajudar na frenagem e também a não travar a roda traseira. Se cortar o motor na embreagem, as chances de travar a roda traseira numa emergência são grandes e isso iria aumentar a distância de frenagem.
Andei poucas vezes com motos equipadas com ABS e nunca precisei usar, mas acredito que o ABS faria o papel do motor na roda traseira (evitando travamento). Nesse caso, não teria uma regra, pois a roda não travaria de qualquer forma.
Acho interessante saber o ponto de travamento da roda traseira na frenagem para ter maior segurança. Dá pra testar quando for parar num semáforo metendo o pé no freio e sentindo a hora que o pneu perde aderência.
Andei poucas vezes com motos equipadas com ABS e nunca precisei usar, mas acredito que o ABS faria o papel do motor na roda traseira (evitando travamento). Nesse caso, não teria uma regra, pois a roda não travaria de qualquer forma.
Acho interessante saber o ponto de travamento da roda traseira na frenagem para ter maior segurança. Dá pra testar quando for parar num semáforo metendo o pé no freio e sentindo a hora que o pneu perde aderência.
300 - 1250S - 800 - 150 - 250 - 750 - 300i - 750 (again) - MSM - 1600 - MSM
"Sacrifícios precisam ser feitos"
"Sacrifícios precisam ser feitos"
Acho q está errado a palavra aí, acionar levemente o freio traseiro para aliviar o peso na frente, e assim ter mais suspensão dianteira pra frear forte o dianteiro, técnica boa qdo repentinamente vê uma lombada por exemplo.CN TP escreveu: 24 Mai 2020, 14:53 1-Acionar levemente o freio traseiro, para deslocar o peso da moto para frente;
Se tiver ABS e aparece uma criança na sua frente, um carro que freia com tudo... na hora do desespero não dá tempo de distribuir peso, freia tudo o q der, traseiro e dianteiro, deixa o ABS trabalhar para vc.
Fala-se muito em 70% pra dianteira e 30% traseira, mas determinados tipos de motos têm a distribuição diferente. Certas customs/scooters têm peso maior na traseira, nestes casos o traseiro é mais eficiente para parar a moto, mas varia demais, tamanho de disco, número de pinças... cada caso é um caso.
O ideal é fazer o que já sugeriram, treinar frenagem, quase ninguém faz isso, mas é uma prática q salva pra caramba de chão.
O tb já sugerido "dedo guia", um, dois ou até mesmo três dedos constantemente no manete é algo q diminui o tempo de início da frenagem e tb pode salvar de chão.
[ ]'s

rapaissss que elaborada essa frenagem de emergencia ai.
na vida real eh apertar os freios enquanto pensa 'fudeeeeeeu'
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Bem isso mesmo! Aliás é bem comum a moto morrer depois de uma "frenagem de emergência". A embreagem que se foda, o importante é parar o troço antes de bater.b0fh escreveu: 25 Mai 2020, 12:27 rapaissss que elaborada essa frenagem de emergencia ai.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
- Optimus Leo
- Mito
A não ser que vc treine isso com bastante frequência, dificilmente vai conseguir fazer algo numa situação realmente de emergência a não ser congelar ou cravar os freios.
Memoria muscular é tudo nessas situações
Memoria muscular é tudo nessas situações
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
-
Jota
no cagaço real o q acontece... freio dianteiro no talo e tomara que o abs não te sacaneie.
não é o ideal mas talvez só profissionais consigam elaborar essa sequência toda certinha.
não é o ideal mas talvez só profissionais consigam elaborar essa sequência toda certinha.
Esquece a embreagem na emergência... vai funcionar com um "ABS", evitando o travamento da roda na desaceleração e travando no final, quando o motor morrer.
já é foda essa teoria do traseiro primeiro... menos um ponto pra lembrar na hora.
Ou, pega uma scooter e alicate as duas manetes ao mesmo tempo.
já é foda essa teoria do traseiro primeiro... menos um ponto pra lembrar na hora.
Ou, pega uma scooter e alicate as duas manetes ao mesmo tempo.
OMEGAred
NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe

NO milhas - YES MOTO!
Antes que o fórum acabe