bros 2022 de primeira moto ou nao?

Grupo de discussão geral sobre motos.
gustazera
Novato

bros 2022 de primeira moto ou nao?

Mensagem por gustazera »

Fala pessoal, tava juntando pra comprar uma moto (pensando na crosser 150) e recebi a oportunidade de comprar uma bros 160 2022 de um parceiro meu do trabalho, meu orçamento tava de comprar uma crosser a vista por 16-17k em abril mas ele quer fazer a bros por 18/19 mil a prazo, ou seja, vou pagando quando puder até acabar, o cara confia demais em mim kkk. Oq vcs acham? (provavelmente vou poder dar 8-10 mil agora, 5 mil mes q vem e o resto vou pagando mensalmente).

considerar: ele mora em sitio, a moto tava suja de poeira mas não vi nada demais nela de quebrado ou fora do local. Nosso motorista do trabalho disse q dava uma olhada na moto toda de graça pra mim.

vejo o pessoal falando muito mal do motor das honda 160
minholi
Dinossauro
Contato:

Re: bros 2022 de primeira moto ou nao?

Mensagem por minholi »

Eu compraria a Crosser zero km
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
gustazera
Novato

Mensagem por gustazera »

minholi escreveu: 30 Jan 2026, 22:09 Eu compraria a Crosser zero km
preço salgado tb kkk
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Comprar coisa de amigo ou conhecido é quase sempre o primeiro capítulo de uma história que não termina bem. Se optar por usada talvez seja melhor comprar em uma loja, pra ter a garantia e o PROCON do seu lado.
gustazera
Novato

Mensagem por gustazera »

minholi escreveu: 31 Jan 2026, 04:38 Comprar coisa de amigo ou conhecido é quase sempre o primeiro capítulo de uma história que não termina bem. Se optar por usada talvez seja melhor comprar em uma loja, pra ter a garantia e o PROCON do seu lado.
Pq uma história q nao termina bem? Eu achei q seria o contrário
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Primeira moto tem que ser usada. Não repare muito na estética e sim na mecânica. Bem possivel de vc deixar ela cair, ter algum tombo besta, etc...vc está aprendendo a andar, faz parte. Então, ter uma moto novinha e deixar tombar ela vai te deixar puto, além de desvalorizar pra caralho só por ter saido da CC e depois pelo tombo.

Qualquer uma das duas, Bros ou Crosser te atenderia muito bem para primeira moto.

Tente não se endividar, compre algo a vista e gasta um dinheiro comprando equipamentos de proteção.
minholi escreveu: 31 Jan 2026, 04:38 Comprar coisa de amigo ou conhecido é quase sempre o primeiro capítulo de uma história que não termina bem. Se optar por usada talvez seja melhor comprar em uma loja, pra ter a garantia e o PROCON do seu lado.
Nada a ver...sempre comprei e vendi para amigos e conhecidos, tive só experiências positivas. O importante é ser claro na hora de fechar negocio, simples assim

Comprar de lojista é o PIOR conselho possivel kkkkkkkkkkkkkkk moto usada a preço de 0km, tudo maquiada, os caras picaretas até mais não poder, lojista no Bostil é puro 171. Sem falar que "garantia" é um termo bem amplo, se tiver algum ruim vc tem que arrumar com o "mecânico" deles que muitas vezes vai usar uma peça usada só para sanar o defeito o tempo suficiente para que acabe os 90 dias de garantia legal e depois vc se fode. Ainnn mas o Procon. Sim, fica ai com a moto parada sem usar e meses brigando na justiça. Broxante demais.

Já trabalhei em concessionária e eu via o tratamento que os carros "semi novos" recebiam. Picaretagem pura. Se em concessionária era assim com os carros da mesma marca, imagina essas lojas de quebrada que financiam para nego negativado :lol:

Veículo usado se compra de particular, sempre vai ser o melhor negocio.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

ja comprei moto velha de loja... realmente veio mta coisa maquiada...
já vendi moto pra loja... pagam mixaria...
já vendi moto pra particular tb... pagam mixaria...

a vida é dura.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
gustazera
Novato

Mensagem por gustazera »

Optimus Leo escreveu: 31 Jan 2026, 08:23 Primeira moto tem que ser usada. Não repare muito na estética e sim na mecânica. Bem possivel de vc deixar ela cair, ter algum tombo besta, etc...vc está aprendendo a andar, faz parte. Então, ter uma moto novinha e deixar tombar ela vai te deixar puto, além de desvalorizar pra caralho só por ter saido da CC e depois pelo tombo.

Qualquer uma das duas, Bros ou Crosser te atenderia muito bem para primeira moto.

Tente não se endividar, compre algo a vista e gasta um dinheiro comprando equipamentos de proteção.
Nada a ver...sempre comprei e vendi para amigos e conhecidos, tive só experiências positivas. O importante é ser claro na hora de fechar negocio, simples assim

Comprar de lojista é o PIOR conselho possivel kkkkkkkkkkkkkkk moto usada a preço de 0km, tudo maquiada, os caras picaretas até mais não poder, lojista no Bostil é puro 171. Sem falar que "garantia" é um termo bem amplo, se tiver algum ruim vc tem que arrumar com o "mecânico" deles que muitas vezes vai usar uma peça usada só para sanar o defeito o tempo suficiente para que acabe os 90 dias de garantia legal e depois vc se fode. Ainnn mas o Procon. Sim, fica ai com a moto parada sem usar e meses brigando na justiça. Broxante demais.

Já trabalhei em concessionária e eu via o tratamento que os carros "semi novos" recebiam. Picaretagem pura. Se em concessionária era assim com os carros da mesma marca, imagina essas lojas de quebrada que financiam para nego negativado :lol:

Veículo usado se compra de particular, sempre vai ser o melhor negocio.
eu só fico pensativo pq o pessoal fala mt mal do motor 160 da honda
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

'motor 160' seja de que marca for certamente é merda... então... vai de HONDA.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
gustazera
Novato

Mensagem por gustazera »

b0fh escreveu: 31 Jan 2026, 15:08 'motor 160' seja de que marca for certamente é merda... então... vai de HONDA.
Especificamente pq tem peca no mercado se precisar?
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

@Optimus Leo picaretagem tem em loja e em particular, mas se for particular não tem PROCON que dê jeito. De qualquer forma vale aqui o racional: pegou a moto usada tem que fazer revisão.

Primeira moto sempre vou recomendar zero km. Isso por ver no comprador de primeira moto o tanto de duvida que tem. Se pega uma usada e tem alguma coisa errada fica se aporrinhando e tendo que levar no mecânico pra ser esfolado. Prefiro perder dinheiro pela desvalorização do bem do que ter que lidar com pilantras, e se tenho que lidar com pilantras é PROCON pra cima.

Nunca comprei carro nem moto de particular que não tivesse problema, assim como nunca comprei carro nem moto usada de loja que não tivesse problema. A diferença é que no caso das lojas quem teve que resolver foram eles, já no caso dos particulares quem resolveu fui eu. Algumas vezes valem a pena por ter pago abaixo do valor e em outros não. Já veículo zero km só tive problema com um.

A preocupação me parece ser a mesma aqui, mas as estratégias são diferentes.
Optimus Leo
Mito

gustazera escreveu: 31 Jan 2026, 10:29 eu só fico pensativo pq o pessoal fala mt mal do motor 160 da honda
Quem fala isso geralmente são os motomanos do randandan que ficam usando lubrificante vagabundo e botando a moto "na chapa" e ai quebra fácil.

Ampla oferta de peças paralelas e muita gente andando com elas no dia a dia sem apresentar problemas, qualquer das duas são motos sólidas e honestas.
minholi escreveu: 01 Fev 2026, 05:38 @Optimus Leo picaretagem tem em loja e em particular, mas se for particular não tem PROCON que dê jeito. De qualquer forma vale aqui o racional: pegou a moto usada tem que fazer revisão.

Primeira moto sempre vou recomendar zero km. Isso por ver no comprador de primeira moto o tanto de duvida que tem. Se pega uma usada e tem alguma coisa errada fica se aporrinhando e tendo que levar no mecânico pra ser esfolado. Prefiro perder dinheiro pela desvalorização do bem do que ter que lidar com pilantras, e se tenho que lidar com pilantras é PROCON pra cima.

Nunca comprei carro nem moto de particular que não tivesse problema, assim como nunca comprei carro nem moto usada de loja que não tivesse problema. A diferença é que no caso das lojas quem teve que resolver foram eles, já no caso dos particulares quem resolveu fui eu. Algumas vezes valem a pena por ter pago abaixo do valor e em outros não. Já veículo zero km só tive problema com um.

A preocupação me parece ser a mesma aqui, mas as estratégias são diferentes.
Só levar a moto numa oficina para pré-compra ou pagar um mecânico para acompanhar e avaliar. Já reduz bastante o risco de dar errado.

E outro, são motos básicas, não tem muito que dar errado e bem robustas, relativamente novas, não estamos falando de pegar uma moto com 20 anos nas costas. Nessa idade, dificil algo dar errado. E as peças são baratas, mão de obra também.

No papel tudo parece uma maravilha: garantia, PROCON, etc mas no mundo real, especialmente essas lojinhas de quebrada que vendem CGzolas e afins, é tudo muito questionável e de pouca confiança, é mais dor de cabeça tentar valer teus direitos do vc levar no teu mecânico e resolver.

Eu já vi muito a operação de "seminovos" em concessionária e dava medo. Era pura bomba que eles passavam pra frente. E resolver os problemas se o cliente reclamar, muitas vezes era botar outra peça usada e torcer que não quebrasse novamente.

Sempre comprei de particular e aquilo, as vezes se da bem, as vezes se da ruim mas pelo menos não enriqueci um lojista 171 com margem de lucro abusada e garantia "teorica" que só é válida se deixar o veiculo para o mexânico deles mexer.

Com a grana que economiza comprando usada de particular já da para fazer uma revisão mega master blaster premium e marcha
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

bem isso. a 'garantia' da loja eh 3 meses então maquiam/enjambram tudo para que dure 3 meses e 1 dia... maioria das vezes dá bom :lol:
-
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

gustazera,

Sim, pelo que observo, motor 160 da Honda dá muito problema.
Eu não teria.
Agora, ver uma moto suja, não vai que é fria.
Essa ou qualquer outra.
Se vc ver limpa, e for cuidadoso em analisar cada detalhe, ainda pode pegar algo ruim.
Imagina suja?

Boa sorte!
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
Optimus Leo
Mito

Bonaparte escreveu: 03 Fev 2026, 09:50 gustazera,

Sim, pelo que observo, motor 160 da Honda dá muito problema.
Eu não teria.
Agora, ver uma moto suja, não vai que é fria.
Essa ou qualquer outra.
Se vc ver limpa, e for cuidadoso em analisar cada detalhe, ainda pode pegar algo ruim.
Imagina suja?

Boa sorte!
Limpa vai sumir com os vazamentos de oleo e outras coisas...

Tem que ver as coisas sujas sim, sem dar possibilidade de maquiar

E o motor 160 não tem nenhum problema crônico nem nada, o problema como eu disse, é o usuario médio deles (motomano fudido que coloca oleo vagabundo e fica tirando de giro)
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Lá pelo ano 2000 eu comprei uma Daelim 125 zero km como 1ª moto minha, pois antes disso só tinha andado com moto dos outros... E SOBREVIVI!!!

O mesmo não aconteceu com a Daelim, que pouco tempo depois fechou as portas e se mandou do Brasil... E SOBREVIVI À isso também, pois a coreana Daelim 125 usava praticamente o mesmo motor da Honda Strada 125, apenas mudando a camisa, pistão e carburação. Ainda rodei com a moto por um bom tempo antes de vendê-la. Nunca tive problema nenhum com essa moto.

Logo, comprar uma Honda de baixa cilindrada nova ou semi nova não é nenhum bicho de sete cabeças, é só não comprar uma moto muito detonada e nisso qualquer mecânico "que preste" ou qualquer amigo que tenha um pouco de experiência pode ajudar.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Responder