Dúvida sobre bitola de pneu!!!
Dúvida sobre bitola de pneu!!!
Buenas pessoal,
Aos técnicos de plantão para sanar minha dúvida...
Sempre tive curiosidade sobre colocar um pneu mais largo na traseira, ouvi diversas opiniões e nenhuma foi embasada, apenas que se de fábrica vem com 180, não é aconselhável usar o 190, e que o pneu 180 é melhor para curvas etc.. só que as esportivas usam 190 aí fiquei na dúvida.
Sei que não podemos usar um pneu 190 num aro projetado para usar pneu 160.
Minha pergunta é?
Existe diferença na bitola(largura) do aro que usa pneu 180 com o aro que usa pneu 190???
obrigado
m@gro
Aos técnicos de plantão para sanar minha dúvida...
Sempre tive curiosidade sobre colocar um pneu mais largo na traseira, ouvi diversas opiniões e nenhuma foi embasada, apenas que se de fábrica vem com 180, não é aconselhável usar o 190, e que o pneu 180 é melhor para curvas etc.. só que as esportivas usam 190 aí fiquei na dúvida.
Sei que não podemos usar um pneu 190 num aro projetado para usar pneu 160.
Minha pergunta é?
Existe diferença na bitola(largura) do aro que usa pneu 180 com o aro que usa pneu 190???
obrigado
m@gro
Re: Dúvida sobre bitola de pneu!!!
Tempos atrás rolou um tópico no qual o MAD e outros caras deram explicações bem técnicas, inclusive com gráficos, que esclareceram bem o assunto.
Na prática eu comprovei quando botei 160/60/17 na F sendo que o original é 150/70/17, notei um bela diferença no comportamento nas curvas, melhor quando está com o original.
Na prática eu comprovei quando botei 160/60/17 na F sendo que o original é 150/70/17, notei um bela diferença no comportamento nas curvas, melhor quando está com o original.
M@gro...dá uma ajuda aí.
Olha no manual e procura qual a tala da roda da CB...com base nesse dado, dá pra ver se ela pode ou não aceitar o pneu 190.
O que eu sei, com relação a B6, é que a tala dela é apropriada apenas para o pneu 160. Tem gente que coloca o 180, mas nessa roda ele deforma um pouco, ficando muito "plano" na parte central da banda, e consequantemente, perdendo a curvatura nos "ombros".
Mas talvez a tala da roda da CB aceite um pneu um pouco mais largo.
T+
Olha no manual e procura qual a tala da roda da CB...com base nesse dado, dá pra ver se ela pode ou não aceitar o pneu 190.
O que eu sei, com relação a B6, é que a tala dela é apropriada apenas para o pneu 160. Tem gente que coloca o 180, mas nessa roda ele deforma um pouco, ficando muito "plano" na parte central da banda, e consequantemente, perdendo a curvatura nos "ombros".
Mas talvez a tala da roda da CB aceite um pneu um pouco mais largo.
T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Mas pensando bem no caso...divagando sobre a alteração que tu quer fazer, fico me perguntando o seguinte....
A CBzona já é um mastodonte, com relação ao peso...se colocar o traseiro mais largo, será que ela não vai ficar mais lenta nas mudanças rápidas de direção ou mesmo pesada, em curvas de baixa velocidade?
T+
A CBzona já é um mastodonte, com relação ao peso...se colocar o traseiro mais largo, será que ela não vai ficar mais lenta nas mudanças rápidas de direção ou mesmo pesada, em curvas de baixa velocidade?
T+
Acho que o único problema do m@gro é que ele tá sem os documentos pra rodar com a moto e fica "viajando". 
M@gro..acho que encontrei a informação que queres...
OLha a tabela abaixo:

Tire Size = Medida do Pneu
Aproved Rim = Tala da roda APROVADA (veja que algumas tem 2 medidas, a (entre parênteses) é a recomendada, mas a outra é aceita
Por exemplo, o Recomendado
Roda 4.50 Pneu 160
Roda 5.00 Pneu 170
Roda 5.50 Pneu 180
Roda 6.00 Pneu 190
Retirei do fórum antigo...tópico:
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... &pag=2&v=1
T+
OLha a tabela abaixo:

Tire Size = Medida do Pneu
Aproved Rim = Tala da roda APROVADA (veja que algumas tem 2 medidas, a (entre parênteses) é a recomendada, mas a outra é aceita
Por exemplo, o Recomendado
Roda 4.50 Pneu 160
Roda 5.00 Pneu 170
Roda 5.50 Pneu 180
Roda 6.00 Pneu 190
Retirei do fórum antigo...tópico:
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... &pag=2&v=1
T+
Mente desocupada, oficina do diaboevandro escreveu:Acho que o único problema do m@gro é que ele tá sem os documentos pra rodar com a moto e fica "viajando".
T+
Valeu ... obrigado,
Estou pensando em termos de futuro, sabem que rodo bastante, entonces.. daqui uns dias já vou ter que trocar o pneu traseiro.
E é verdade, não posso viajar então fico em roda da moto admirando e conjecturando.... ahahahahaha.
um abração proces
m@gro
Estou pensando em termos de futuro, sabem que rodo bastante, entonces.. daqui uns dias já vou ter que trocar o pneu traseiro.
E é verdade, não posso viajar então fico em roda da moto admirando e conjecturando.... ahahahahaha.
um abração proces
m@gro
aconteceu a mesma coisa comigo qnt ao q o evandro falou. a minha cb esta com pneu 150 e qnd troquei coloquei o original 130. MUITO MELHOR pra deitar a moto. Fica mais facil em situaçoes no qual vc necessita de uma reaçao rapida.
Tornado 300
- lchicralla
- Dinossauro
Penso eu na minha santa ignorância:
o fabricante contratou um carinha, cuja profissão é 'engenheiro', para estudar o equipamento e calcular o melhor para aquela condição.
Salvadas as aberrações* e ajustes**, vou eu querer mudar na 'orelhada'??? Vai dar M***a.
o fabricante contratou um carinha, cuja profissão é 'engenheiro', para estudar o equipamento e calcular o melhor para aquela condição.
Salvadas as aberrações* e ajustes**, vou eu querer mudar na 'orelhada'??? Vai dar M***a.
CBX750INDY/94 - 02 a 03
CBR1100XX/99 (Tereza) - 04 a 05
INTRUDER LC1500/01 - 05 a 09
BMW R1200GS Adventure/09 (Daniela) - jun/09...
CRF230/08 - jun/10 a out/11
CBX750Indy/94 (Gabriela) - dez/10...
DRZ400/08 – Nov/11..
XT600 TÉNÉRÉ/89 - 95 a 98
DT200/96 - 98 a 00
XT600E/99 - 00 a 03
CBX750INDY/94 - 02 a 03
DRZ400/08 – Nov/11..
mas é a estética???
um pneuzão 150 fica muito show na CB500, na Tutu mais ainda porque é monoamortecida, fica parecendo uma CB500 com freio a tambor!!!
um pneuzão 150 fica muito show na CB500, na Tutu mais ainda porque é monoamortecida, fica parecendo uma CB500 com freio a tambor!!!
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
-
Gaucho
Concordolchicralla escreveu:Penso eu na minha santa ignorância:
-
GoGoBoy
- Mito
nem sempre o engenheiro calcula o melhor em termos de performance, normalmente calcula em termos de custo-benefício
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
Sinceramente não sei se dá muita diferença entre rodar com o 190 no lugar do 180 , são só 10mm de diferença na largura e se considerarmos um pneu com perfil 55 a diferença de altura será de 2,8 mm.
Penso da mesma forma.lchicralla escreveu:Penso eu na minha santa ignorância:
Alterações, tipo cortar uma volta da mola do carro pra rebaixar, deixam o carro mais bonito, mas até onde mantém as características da performance/segurança do carro.
Não digo o fato de "grudar" mais no chão e tal. Digo, o fato de foder com o resto da suspensão.
Um negócio não foi projetado por 1 engenheiro, mas vários, mais equipamentos para ajudar e tal. Não sei até onde essas mudanças ajudam ou pioram..
- Luciano Viana
- Roda Presa
- Contato:
O meu original é 190 porém, esta com um 200 mm e não vejo problema algum em fazer curvas.
Bem Aventuradado o SENHOR que:
GUIA a minha MÃO para a BATALHA e
ORIENTA os meus DEDOS para GUERRA.
GUIA a minha MÃO para a BATALHA e
ORIENTA os meus DEDOS para GUERRA.
- lchicralla
- Dinossauro
A questão do custo/benefício abordada pelo 'GoGo' certamente existe.
Mas acho que isso é mais forte em motos onde o quesito custo é mais importante (250cc para baixo).
Em motos maiores (>600cc), economisar em 'bobagens' pode resultar em uma moto significativamente inferior às concorrentes, gerando perda de mercado e nome.
Mas acho que isso é mais forte em motos onde o quesito custo é mais importante (250cc para baixo).
Em motos maiores (>600cc), economisar em 'bobagens' pode resultar em uma moto significativamente inferior às concorrentes, gerando perda de mercado e nome.
CBX750INDY/94 - 02 a 03
DRZ400/08 – Nov/11..
DT200/96 - 98 a 00
XT600E/99 - 00 a 03
CBX750INDY/94 - 02 a 03
DRZ400/08 – Nov/11..
- lchicralla
- Dinossauro
Li uma matéria na revista Motociclismo (que não estou achando agora) que dizia que, além da questão 'centro de gravidade', quanto mais largo o pneu, mais o cabra tem que inclinar a moto para fazer uma mesma curva.
Daí, um pneu mais largo somente para estética pode resultar em uma moto menos ágil devido à maior inclinação necessária para curvar.
Além disso, em motos mais baixas, existe o problema de arrastar outros componentes, tais como pedaleira, descarga, descanço, ..., prejudicando o desempenho da motoca.
Tudo bem que essas considerações somente são percebidas em extremos, e que a maioria dos motociclistas não exige das motos o que elas tem a oferecer (como dito por alguns do M@D, bando de 'poser'
), nem percebendo a diferença a pior de um pneu mais largo.
Não sei também se a aderência de um pneu mais largo compença a agilidade que a moto perde.
PS.: estou me baseando na reportagem
.
Daí, um pneu mais largo somente para estética pode resultar em uma moto menos ágil devido à maior inclinação necessária para curvar.
Além disso, em motos mais baixas, existe o problema de arrastar outros componentes, tais como pedaleira, descarga, descanço, ..., prejudicando o desempenho da motoca.
Tudo bem que essas considerações somente são percebidas em extremos, e que a maioria dos motociclistas não exige das motos o que elas tem a oferecer (como dito por alguns do M@D, bando de 'poser'
Não sei também se a aderência de um pneu mais largo compença a agilidade que a moto perde.
PS.: estou me baseando na reportagem
CBX750INDY/94 - 02 a 03
DRZ400/08 – Nov/11..
DT200/96 - 98 a 00
XT600E/99 - 00 a 03
CBX750INDY/94 - 02 a 03
DRZ400/08 – Nov/11..
- Diogo A.
- Motoqueiro
Já cansei de var b6 com pneu 180/55 rodando sem problemas; sem deformaçõs no penu, coisa-e-tal.
Não acredito que gere problemas maiores... uma vez que o pneu encaixe na roda, é só rodar e ser feliz !
Claro que tem o lance do engenhiros contratados pra calcular isso e tudo mais, só que realmente eles pensam sim em custo-beneficio em motos grandes (600+), então pode ser q caiba sem problemas...
Não acredito que gere problemas maiores... uma vez que o pneu encaixe na roda, é só rodar e ser feliz !
Claro que tem o lance do engenhiros contratados pra calcular isso e tudo mais, só que realmente eles pensam sim em custo-beneficio em motos grandes (600+), então pode ser q caiba sem problemas...
Ja tive uma Tutu com pneu 150 Sport Demon e foram 15.000Km de estradas sem problemas. Minha B6 tem um 180 e a traseira dela ficou muito lindona. Aliás também levantei um pouco a traseira e cortei o que sobrou do para-lamas abaixo da placa. Se alguém quiser ver como ficou posto foto.