Ajuda - Traseira "balançando"

Grupo de discussão geral sobre motos.
dtguga
Roda Presa

Ajuda - Traseira "balançando"

Mensagem por dtguga »

Olá caros M@dianos, estou com uma duvida, e venho perguntar aos mais sabidos.

Minha sahara está com a traseira um pouco solta, não sei explicar direito, mas se eu pego alguma ranhura no asfalto, as vezes a faixa amarela e tal, parece que a traseira da uma "Rebolada".

Nada que vá me fazer cair, mas é meio estranho.... Eu achei que poderia ser o pneu, mas acabei de colocar um novo, e mesmo assim ela ainda "dança" um pouco. O que poderia estar ocasionando isso ?? Ou isso é normal ?

Em tempo, eu tive esse mesmo problema com a Lander, ai o meXanico disse que era problema na suspensão, que tinha que trocar um baragudego lá que esqueci o nome, saiu os zóio da cara, e ela continuou estranha... Ai troquei o pneu dela, e melhorou um pouco, mas não chegou a ficar 100%... Ai depois eu vendi ela, hehe

Resumindo, devo me preocupar ou todas as motos "dançam" um pouco a traseira quando passam em ranhuras ou pequenas elevações, tipo faixas ?
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97

Ex - fazer 250 2006 !

Atualmente: Falcon 2008
Ford Focus 2007
hira
Motoqueiro

Re: Ajuda - Traseira "balançando"

Mensagem por hira »

Folga nos rolamentos de roda, balanca?
HIRA®
Leandro 66
Motociclista

Mensagem por Leandro 66 »

Pode ser o seguinte:

Rolamento roda tras.

Amortecedor.

Raios frouxos.

Folga entre balança e eixo.

Calibragem correta pneu.

Por ai...
:beer:
Yamaha MT 09
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Rebolation também pode ser causado por motoqueiro bêbado. :lol:
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Imagem

essa aqui balançava bem
Bira

Mensagem por Bira »

provavelmente amortecedor estourado.

ou então são os pneus remould meia-boca. :lol:
Jota

Mensagem por Jota »

tem um parafusão e umas buchas que fazem a ligação da balança com o chassis.
pelo menos na super era assim, rs.

seria a primeira coisa que eu observaria (sou leigo, mas já passei pelo reboleichon, chon)
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

guga, creio que vale uma revisão de ciclística da moto, ou seja, rolamentos, buchas de balança, dos links do amortecedor c/a balança, do eixo da balança, de roda.

Uma vez que o pneu já foi trocado e está na calibragem correta. Mesmo assim, geralmente as faixas pintadas na pista costumam ser pontos de menor aderência, menor atrito do pneu com a pista, uma acelerada ou frenagem com o pneu sobre essas pinturas podem acarretar essas instabilidades.

Eu faria uma verificação até mesmo quanto à integridade do quadro, especialmente onde a balança e o amortecedor são fixados.

Isso tudo considerando que você está acostumado com a moto em questão e conhece perfeitamente o comportamento normal dela. ;-)
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Bira

Mensagem por Bira »

Jota escreveu:tem um parafusão e umas buchas que fazem a ligação da balança com o chassis.
pelo menos na super era assim, rs.

seria a primeira coisa que eu observaria (sou leigo, mas já passei pelo reboleichon, chon)
sim, as buchas e parafusos. foi outro serviço que eu fiz na minha. ;-)

guga, fique atento pro seguinte: as buchas originais custam um estupro. se elas estiverem ruins, vai ter que mandar um torneiro fazer. já os roletes, você acha em qualquer boa loja especializada em rolamentos, bastando levar as peças.
dtguga
Roda Presa

Mensagem por dtguga »

É acho que o que eu fiz na Lander tinha sido as buchas mesmo.... Saiu na casa de uns 300 e poco...

Tomara que não seja isso ! hehe
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97

Ex - fazer 250 2006 !

Ford Focus 2007
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

dtguga escreveu:Minha sahara está com a traseira um pouco solta, não sei explicar direito, mas se eu pego alguma ranhura no asfalto, as vezes a faixa amarela e tal, parece que a traseira da uma "Rebolada".

Só nestes casos???

Se sim, chuto que o problema é a pista e não a moto. Ainda mais que na tua outra moto ocorreu o mesmo problema.

Em todas as motos que tive, se pegasse um desnível, uma ranhura no asfalto ou uma faixa mais alta que a pista, todas balançavam um pouco.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Luiz BH
Novato

"

Mensagem por Luiz BH »

Emenda do asfalto. Normalmente quando estão pavimentando, fazem uma pista e depois a outra, não é visível mas existe diferença na "emenda" das pistas que causa esse efeito. Com pneu gasto vai ser mais perceptível ainda, pois a moto fica mais sensível.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Isso so acOntece qnd passa por cima de ranhuras e faixas?

Qnd isso aconteceu comigo foi so trocar o pneu q parou. O pneu dianteiro ta novo tb?
Tornado 300
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Bem, pelo qu entedi do post do guga, ele não se refere a desnível no sentido de rodagem da pista. Se for desnível, não é só a traseira que fica instável, mas a dianteira também.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Saurus escreveu:Bem, pelo qu entedi do post do guga, ele não se refere a desnível no sentido de rodagem da pista. Se for desnível, não é só a traseira que fica instável, mas a dianteira também.

Saurus, ele foi bem específico no problema:
dtguga escreveu:Minha sahara está com a traseira um pouco solta, não sei explicar direito, mas se eu pego alguma ranhura no asfalto, as vezes a faixa amarela e tal, parece que a traseira da uma "Rebolada".
Eu já acho que se fosse problema específico na suspensão, a moto dançaria na boquinha da garrafa em outras situações, principalmente em curvas.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Smoker escreveu:
Saurus escreveu:Bem, pelo qu entedi do post do guga, ele não se refere a desnível no sentido de rodagem da pista. Se for desnível, não é só a traseira que fica instável, mas a dianteira também.

Saurus, ele foi bem específico no problema:
Eu já acho que se fosse problema específico na suspensão, a moto dançaria na boquinha da garrafa em outras situações, principalmente em curvas.
Poizé, fíu. Foi o qu eu quiz dizer. Se for só por causa do desnível /ranhura ou coisa assim, acho que tá normal. É mais ou menos aquela instabilidade que a gente enfrenta em pista fresada para recapeamento de asfalto :shock:
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

E qnd freia e pior ainda.
Tornado 300
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Na Intruder e na RD, era bucha de balança.

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
dtguga
Roda Presa

Mensagem por dtguga »

Bom, pode ser que seja a pista mesmo então ... Porque eu não sinto nenhuma instabilidade em curvas, e nem em asfalto normal, o caso é mais especifico assim mesmo, em asfalto ruim, com desnivel ou faixas mais novas.

E o pneu da frente é beeem velho, hehe
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97

Ex - fazer 250 2006 !

Ford Focus 2007
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Luiz BH escreveu:Emenda do asfalto. Normalmente quando estão pavimentando, fazem uma pista e depois a outra, não é visível mas existe diferença na "emenda" das pistas que causa esse efeito. Com pneu gasto vai ser mais perceptível ainda, pois a moto fica mais sensível.
Estou sentindo isso na Fazer agora. Mas o pneu já passou da hora de trocar, impressionante como o pneu velho deixa a moto uma merda, instável e dura!
dtguga escreveu:Eu já acho que se fosse problema específico na suspensão, a moto dançaria na boquinha da garrafa em outras situações, principalmente em curvas.
2x!
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Responder