Ajuda - Traseira "balançando"
Ajuda - Traseira "balançando"
Olá caros M@dianos, estou com uma duvida, e venho perguntar aos mais sabidos.
Minha sahara está com a traseira um pouco solta, não sei explicar direito, mas se eu pego alguma ranhura no asfalto, as vezes a faixa amarela e tal, parece que a traseira da uma "Rebolada".
Nada que vá me fazer cair, mas é meio estranho.... Eu achei que poderia ser o pneu, mas acabei de colocar um novo, e mesmo assim ela ainda "dança" um pouco. O que poderia estar ocasionando isso ?? Ou isso é normal ?
Em tempo, eu tive esse mesmo problema com a Lander, ai o meXanico disse que era problema na suspensão, que tinha que trocar um baragudego lá que esqueci o nome, saiu os zóio da cara, e ela continuou estranha... Ai troquei o pneu dela, e melhorou um pouco, mas não chegou a ficar 100%... Ai depois eu vendi ela, hehe
Resumindo, devo me preocupar ou todas as motos "dançam" um pouco a traseira quando passam em ranhuras ou pequenas elevações, tipo faixas ?
Minha sahara está com a traseira um pouco solta, não sei explicar direito, mas se eu pego alguma ranhura no asfalto, as vezes a faixa amarela e tal, parece que a traseira da uma "Rebolada".
Nada que vá me fazer cair, mas é meio estranho.... Eu achei que poderia ser o pneu, mas acabei de colocar um novo, e mesmo assim ela ainda "dança" um pouco. O que poderia estar ocasionando isso ?? Ou isso é normal ?
Em tempo, eu tive esse mesmo problema com a Lander, ai o meXanico disse que era problema na suspensão, que tinha que trocar um baragudego lá que esqueci o nome, saiu os zóio da cara, e ela continuou estranha... Ai troquei o pneu dela, e melhorou um pouco, mas não chegou a ficar 100%... Ai depois eu vendi ela, hehe
Resumindo, devo me preocupar ou todas as motos "dançam" um pouco a traseira quando passam em ranhuras ou pequenas elevações, tipo faixas ?
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Atualmente: Falcon 2008
Ford Focus 2007
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Ford Focus 2007
- Leandro 66
- Motociclista
Re: Ajuda - Traseira "balançando"
Pode ser o seguinte:
Rolamento roda tras.
Amortecedor.
Raios frouxos.
Folga entre balança e eixo.
Calibragem correta pneu.
Por ai...
Rolamento roda tras.
Amortecedor.
Raios frouxos.
Folga entre balança e eixo.
Calibragem correta pneu.
Por ai...
Yamaha MT 09
Rebolation também pode ser causado por motoqueiro bêbado. 

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- Tio Frei
- Mito

essa aqui balançava bem
-
Bira
provavelmente amortecedor estourado.
ou então são os pneus remould meia-boca.
ou então são os pneus remould meia-boca.
-
Jota
tem um parafusão e umas buchas que fazem a ligação da balança com o chassis.
pelo menos na super era assim, rs.
seria a primeira coisa que eu observaria (sou leigo, mas já passei pelo reboleichon, chon)
seria a primeira coisa que eu observaria (sou leigo, mas já passei pelo reboleichon, chon)
- Saurus
- Mito
guga, creio que vale uma revisão de ciclística da moto, ou seja, rolamentos, buchas de balança, dos links do amortecedor c/a balança, do eixo da balança, de roda.
Uma vez que o pneu já foi trocado e está na calibragem correta. Mesmo assim, geralmente as faixas pintadas na pista costumam ser pontos de menor aderência, menor atrito do pneu com a pista, uma acelerada ou frenagem com o pneu sobre essas pinturas podem acarretar essas instabilidades.
Eu faria uma verificação até mesmo quanto à integridade do quadro, especialmente onde a balança e o amortecedor são fixados.
Isso tudo considerando que você está acostumado com a moto em questão e conhece perfeitamente o comportamento normal dela.
Uma vez que o pneu já foi trocado e está na calibragem correta. Mesmo assim, geralmente as faixas pintadas na pista costumam ser pontos de menor aderência, menor atrito do pneu com a pista, uma acelerada ou frenagem com o pneu sobre essas pinturas podem acarretar essas instabilidades.
Eu faria uma verificação até mesmo quanto à integridade do quadro, especialmente onde a balança e o amortecedor são fixados.
Isso tudo considerando que você está acostumado com a moto em questão e conhece perfeitamente o comportamento normal dela.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
Bira
sim, as buchas e parafusos. foi outro serviço que eu fiz na minha.Jota escreveu:tem um parafusão e umas buchas que fazem a ligação da balança com o chassis.
guga, fique atento pro seguinte: as buchas originais custam um estupro. se elas estiverem ruins, vai ter que mandar um torneiro fazer. já os roletes, você acha em qualquer boa loja especializada em rolamentos, bastando levar as peças.
É acho que o que eu fiz na Lander tinha sido as buchas mesmo.... Saiu na casa de uns 300 e poco...
Tomara que não seja isso ! hehe
Tomara que não seja isso ! hehe
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Ford Focus 2007
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Ford Focus 2007
dtguga escreveu:Minha sahara está com a traseira um pouco solta, não sei explicar direito, mas se eu pego alguma ranhura no asfalto, as vezes a faixa amarela e tal, parece que a traseira da uma "Rebolada".
Só nestes casos???
Se sim, chuto que o problema é a pista e não a moto. Ainda mais que na tua outra moto ocorreu o mesmo problema.
Em todas as motos que tive, se pegasse um desnível, uma ranhura no asfalto ou uma faixa mais alta que a pista, todas balançavam um pouco.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
"
Emenda do asfalto. Normalmente quando estão pavimentando, fazem uma pista e depois a outra, não é visível mas existe diferença na "emenda" das pistas que causa esse efeito. Com pneu gasto vai ser mais perceptível ainda, pois a moto fica mais sensível.
Isso so acOntece qnd passa por cima de ranhuras e faixas?
Qnd isso aconteceu comigo foi so trocar o pneu q parou. O pneu dianteiro ta novo tb?
Qnd isso aconteceu comigo foi so trocar o pneu q parou. O pneu dianteiro ta novo tb?
Tornado 300
- Saurus
- Mito
Bem, pelo qu entedi do post do guga, ele não se refere a desnível no sentido de rodagem da pista. Se for desnível, não é só a traseira que fica instável, mas a dianteira também.
Saurus escreveu:Bem, pelo qu entedi do post do guga, ele não se refere a desnível no sentido de rodagem da pista. Se for desnível, não é só a traseira que fica instável, mas a dianteira também.
Saurus, ele foi bem específico no problema:
Eu já acho que se fosse problema específico na suspensão, a moto dançaria na boquinha da garrafa em outras situações, principalmente em curvas.dtguga escreveu:Minha sahara está com a traseira um pouco solta, não sei explicar direito, mas se eu pego alguma ranhura no asfalto, as vezes a faixa amarela e tal, parece que a traseira da uma "Rebolada".
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Saurus
- Mito
Poizé, fíu. Foi o qu eu quiz dizer. Se for só por causa do desnível /ranhura ou coisa assim, acho que tá normal. É mais ou menos aquela instabilidade que a gente enfrenta em pista fresada para recapeamento de asfaltoSmoker escreveu:Saurus escreveu:Bem, pelo qu entedi do post do guga, ele não se refere a desnível no sentido de rodagem da pista. Se for desnível, não é só a traseira que fica instável, mas a dianteira também.
Saurus, ele foi bem específico no problema:
Eu já acho que se fosse problema específico na suspensão, a moto dançaria na boquinha da garrafa em outras situações, principalmente em curvas.dtguga escreveu:Minha sahara está com a traseira um pouco solta, não sei explicar direito, mas se eu pego alguma ranhura no asfalto, as vezes a faixa amarela e tal, parece que a traseira da uma "Rebolada".
Na Intruder e na RD, era bucha de balança.
Abraço,
Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"
Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".
Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"
Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".
Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Bom, pode ser que seja a pista mesmo então ... Porque eu não sinto nenhuma instabilidade em curvas, e nem em asfalto normal, o caso é mais especifico assim mesmo, em asfalto ruim, com desnivel ou faixas mais novas.
E o pneu da frente é beeem velho, hehe
E o pneu da frente é beeem velho, hehe
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Ford Focus 2007
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Ford Focus 2007
- diegonunes
- Dinossauro
Estou sentindo isso na Fazer agora. Mas o pneu já passou da hora de trocar, impressionante como o pneu velho deixa a moto uma merda, instável e dura!Luiz BH escreveu:Emenda do asfalto. Normalmente quando estão pavimentando, fazem uma pista e depois a outra, não é visível mas existe diferença na "emenda" das pistas que causa esse efeito. Com pneu gasto vai ser mais perceptível ainda, pois a moto fica mais sensível.
dtguga escreveu:Minha sahara está com a traseira um pouco solta, não sei explicar direito, mas se eu pego alguma ranhura no asfalto, as vezes a faixa amarela e tal, parece que a traseira da uma "Rebolada".
2x!dtguga escreveu:Eu já acho que se fosse problema específico na suspensão, a moto dançaria na boquinha da garrafa em outras situações, principalmente em curvas.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^