Custa caro manter uma moto velha?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Saurus
Mito

Re: Custa caro manter uma moto velha?

Mensagem por Saurus »

diegonunes escreveu:Esse véio Sauros é abusado ein! :lol:

Eu quero ver é a XTE fazer igual a Fazer 250cc do chinaf! Rodar 140k sem trocar nada de motor ou elétrica. :-D
Impossível véi, pelo menos vela, filtro de ar, óleo, filtro de óleo, fluido de bengalas, de freio, coroa, pinhão, corrente, bateria, etc tem que ser trocado vez ou outra, mané... >:-P
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

diegonunes escreveu:Esse véio Sauros é abusado ein! :lol:

Eu quero ver é a XTE fazer igual a Fazer 250cc do chinaf! Rodar 140k sem trocar nada de motor ou elétrica. :-D
A minha antiga XTE está com quase 100k hoje, e foi trocado, além das peças de desgaste comum, apenas o retificador. De resto, tudo original.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Eu tb sou da opinião de que cansei um pouco de velharias (com exceção de carros, pois ainda mantenho aqui comigo meus Fuscas 73 e 95)...

Tenho uma Fazer 250 08 e estou satisfeito... a moto é um pequeno tanque de guerra, aguenta o pau bem e para o meu uso atual de 90% cidade, tá mais do que bom...

Motos mais antigas eu cansei, tô fora! o país não ajuda... não tem peças, não tem mdo qualificada, concessionária não tem nada, qdo tem é um roubo, mdo de concessionária é uma porcaria... esse é o Brasil...

E com essa desvalorização absurda das usadas, o negócio é usar e depois com o tempo passar pra frente... eu não fico mais alisando muito a moto... o negócio é usar e fazer a manutenção necessária e só... tudo para tentar minimizar os prejuízos...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

diegonunes escreveu:Eu quero ver é a XTE fazer igual a Fazer 250cc do chinaf! Rodar 140k sem trocar nada de motor ou elétrica. :-D
Simples, pegue uma XT600 do mesmo ano da Fazer (se é que existe) e rode :roll: . Acho que a grande diferença entre as motos "novas" e as "velhas" não é nem a quilometragem que o motor suporta, mas sim a "vida útil" de cada uma. Duvido muito uma Fazer (exemplo, podia ser outra moto "nova") durar 17 anos como a minha XT e ainda ser uma moto confiável para viagens longas. Os componentes já não tem a mesma qualidade, basta ver a quantidade de ferrugem que pegam essas motos novas.

JPaulo, parece zerada a CBR. Tem fotos?

Lucio, velharia não vale nada mesmo, não quero nem de graça (moto reformada, mil donos anteriores, etc). Mas é aquilo, não troco minha XT com 17 anos por outra moto 15 anos mais nova se for de desconhecido, sem procedência. Sou o segundo dono (está comigo há 57.000 kms), sei cada parafuso que foi trocado, troco óleo a cada 3.000 kms e não sou esmeril, sei que se continuar cuidando é moto para mais 50.000 kms e/ou 10 anos sem dor de cabeça. Ah sim, faço manutenção preventiva e tenho mão de obra qualificada para mexer (os dois "segredos" de quem tem moto "velha").
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

LUCIO escreveu:Eu tb sou da opinião de que cansei um pouco de velharias (com exceção de carros, pois ainda mantenho aqui comigo meus Fuscas 73 e 95)...

Tenho uma Fazer 250 08 e estou satisfeito... a moto é um pequeno tanque de guerra, aguenta o pau bem e para o meu uso atual de 90% cidade, tá mais do que bom...

Motos mais antigas eu cansei, tô fora! o país não ajuda... não tem peças, não tem mdo qualificada, concessionária não tem nada, qdo tem é um roubo, mdo de concessionária é uma porcaria... esse é o Brasil...

E com essa desvalorização absurda das usadas, o negócio é usar e depois com o tempo passar pra frente... eu não fico mais alisando muito a moto... o negócio é usar e fazer a manutenção necessária e só... tudo para tentar minimizar os prejuízos...
Lúcio,

Aparentemente sua opinião muda muito e com muita frequência. Há um tempo atrás tava vendo algo relacionado a motos velhas... agora diz que elas não prestam mais.

Carros velhos dão trabalho e manutenção também.

Sua lógica também está invertida. Não adianta comprar uma moto nova e vender cedo... você vai perder mais dinheiro que comprar uma moto usada em bom estado por um valor mais baixo.

A realidade é que se você monta numa moto pensando em dinheiro, pode sair da moto e vendê-la no dia seguinte. Você não vai ganhar dinheiro... e também não vai deixar de perder!

Veja o atual exemplo do MarceloW com a tal Triumph... comprou, pensou no dinheiro, chorou...

Eu acho que o medo psicológico do incerto acaba bloqueando muitas pessoas de andarem com as motos/carros que querem...
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

O Dt já mandou a letra, moto antiga, velha, fora de linha, etc, só se tiver MO qualificada.

Eu mesmo, não compraria a 12 carbussaurorex se não tivesse mecânico bom e de confiança para mexer na moto.

Se não tem tal MO, esquece.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Smoker escreveu:O Dt já mandou a letra, moto antiga, velha, fora de linha, etc, só se tiver MO qualificada.

Eu mesmo, não compraria a 12 carbussaurorex se não tivesse mecânico bom e de confiança para mexer na moto.

Se não tem tal MO, esquece.
Isso tem bastante até... só tem de procurar e PAGAR. Mecânicos bons não trabalham por mixaria, infelizmente.

Não tem de ser um estrelinha, mas geralmente cobram menos que as concessionárias e mais que os mecânicos porcos.
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

[/quote]
Lúcio,
Aparentemente sua opinião muda muito e com muita frequência. Há um tempo atrás tava vendo algo relacionado a motos velhas... agora diz que elas não prestam mais.
...
[/quote]

Hawk, meu amigo, aquele post foi sobre ter uma moto esportiva antiga de alta cc... um brinquedo para curtir no FDS... uma 2ª moto... vc acha que eu deixei de gostar?

Veja bem, eu não disse que as motos antigas não prestam... longe de mim, adoro motos clássicas... se vc ler melhor o parágrafo vai estar escrito que o "país" (o contexto) não ajuda a ter uma clássica... a falta de peças, de mdo, a exploração em torno de determinados modelos, desanima e muito o peão...

Vc acha que eu deixei de gostar de RD 350? de 2T? óbvio que não, ainda adoro essas motos, mas veja vc o que aconteceu com o mercado dessas motos... as peças sumiram e o pouco que restou caiu nas mãos de alguns exploradores... mdo qualificada sobrou muito pouco e esses caras cobram fábulas por um conserto, pois eles sabem que não tem mais concorrência... vc pega uma RD, uma DT... são motos ótimas, mas esse cenário macabro de falta de tudo, ajudou a sumir com essas motos das ruas...

Aliado a tudo isso eu vejo que para vc ter uma moto mais antiga, vc precisa sim ter 2 motos, uma para ralar no dia a dia e outra antiga para curtir no FDS e com esse valor absurso de DPVAT cobrado pelo governo, tb desanimou um bocado ter 2 motos na garagem...

É a velha máxima da razão x emoção... eu diria que no momento, em termos de moto, estou mais no patamar da razão, mas vez em qdo tenho um lapso de emoção e vontade de ter um brinquedo diferente...

Com carros antigos é a mesma coisa... eu mexo com eles a muito tempo e adquiri muita experiência, gastos com consertos, reformas... pra vc ter uma idéia, a um tempo atrás estava com 3 vws antigos na garagem... aqui tb pesa muito a balança da razão x emoção... a vantagem talvez seja que os gastos com docs são bem menores e como só saio com eles nos fds, talvez não sinta tanto... sei lá... gastos e prejuízos com carros e motos é normal... não tem como escapar e sei bem disso...

Espero ter esclarecido melhor...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Tá esclarecido sim.

De RD350 não deixa de gostar né? :-P

É rapaz, acaba sendo cada qual com suas prioridades mesmo.
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Marcus DT escreveu:JPaulo, parece zerada a CBR. Tem fotos?
Marcus, embora fosse ano 90 minha CBR era zerada sim ;-)

Dei sorte com essa moto, ela entrou por um preço bom na troca pela minha FZR1000 e eu sempre tinha tido vontade de ter uma dessas.

Quando peguei tava parada há quase 1 ano, com pneus murchos, bateria zerada, docs atrasados, etc... dei uma boa revisada e depois rodei bastante com ela.

Imagem

Imagem

Aqui na volta do Churrastiba 2010, logo após descer a serra pela 101

Imagem

Lavada geral após a viagem

Imagem

E essa foi o cara que me comprou a moto que me mandou, olha o que ele fez :-?

Imagem

Uma das motos que tive que mais gostei.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
tuty
Motociclista

Mensagem por tuty »

Puts, o cara acabou com a moto :cry:
TDMotard 225
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

tuty escreveu:Puts, o cara acabou com a moto :cry:
x2

Como tem gente de mal gosto .. impressionante.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Marcus DT escreveu:
diegonunes escreveu:Eu quero ver é a XTE fazer igual a Fazer 250cc do chinaf! Rodar 140k sem trocar nada de motor ou elétrica. :-D
Simples, pegue uma XT600 do mesmo ano da Fazer (se é que existe) e rode :roll: . Acho que a grande diferença entre as motos "novas" e as "velhas" não é nem a quilometragem que o motor suporta, mas sim a "vida útil" de cada uma. Duvido muito uma Fazer (exemplo, podia ser outra moto "nova") durar 17 anos como a minha XT e ainda ser uma moto confiável para viagens longas. Os componentes já não tem a mesma qualidade, basta ver a quantidade de ferrugem que pegam essas motos novas.

JPaulo, parece zerada a CBR. Tem fotos?

Lucio, velharia não vale nada mesmo, não quero nem de graça (moto reformada, mil donos anteriores, etc). Mas é aquilo, não troco minha XT com 17 anos por outra moto 15 anos mais nova se for de desconhecido, sem procedência. Sou o segundo dono (está comigo há 57.000 kms), sei cada parafuso que foi trocado, troco óleo a cada 3.000 kms e não sou esmeril, sei que se continuar cuidando é moto para mais 50.000 kms e/ou 10 anos sem dor de cabeça. Ah sim, faço manutenção preventiva e tenho mão de obra qualificada para mexer (os dois "segredos" de quem tem moto "velha").
Marcus, peguei a XTE problemática na oficina. Para meu desespero, tive que trocar um monte de coisas super caras e que jamais seria admissível que viessem a dar problemas e terem que ser trocadas na moto:

- Rolamentos de direção;
- Óleo do motor
- Filtro de óleo do motor
- Filtro de ar do motor
- Fluido das bengalas
- Lâmpada do farol
- Solução da bateria (a bateria estava com nível de solução baixo, por isso perdeu carga e não conseguia segurar a partida do motor, foi reposta a solução e a medição do retificador ficou em 14,4 V).

Como você pode ver, tudo peças que deveriam ser indestrutíveis. Essas XTE são mesmo umas mherdddas. Não servem nem como peso para papel. :lol:
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Dando um UP no tópico... Última revisão havia sido em 11/11/2011, com exatos 60.590 kms rodados.

Desde Maio/14 estou trabalhando em Salvador e rodando muito pouco com a XT, a carburação já estava bastante ruim e como sempre faço a cada 15.000~20.000 kms... já se passaram 15.773 kms desde a última revisão, era hora de parar.

Revisão dos 76.363 kms:

- Carga + Solução na Bateria: R$ 13,00
- Filtro de ar da XT660: R$ 46,00
- Vela: R$ 12,00
- Anel difusor carburador: R$ 10,00
- Anel: R$ 16,00
- Anel da válvula injetora: R$ 8,00
- Guarnição da cuba: R$ 2,00
- MO regulagem válvulas / carburador: R$ 120,00
- Relação completa (VAZ/KMC): R$ 210,00
- Trava do pinhão original: R$ 12,00
- MO troca da relação: R$ 40,00
- Lubrificação da balança: R$ 30,00
- Lavagem: R$ 25,00
- 3L Lubrax: R$ 30,00
- Filtro de óleo: R$ 16,00
------------------------------------------------------------
Total: R$ 590,00

Dessa vez foi correria, tive que levar/buscar a moto de pick-up, visto que o mecânico fica a 200 km da minha casa:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Idosa pronta para mais 15.000 kms... vamos lá.

Abs,
Marcus DT
Márcio
Motoqueiro

Mensagem por Márcio »

Tá na mesma faixa que gasto com a freewind a cada 30.000 km
Márcio
KDK
Novato

Mensagem por KDK »

Marcus, esse coletor de escape é inox?
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

É sim cara, quem fabrica é o pessoal da Arashi. Altíssima qualidade!
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

A minha FW 02 esta no mecanico, trocar oleo, filtro, limpar/lub. o filtro de ar, velas, limpar regular carburadores, ele ja falou que tem quer trocar agulhas sede e a Suzuki não tem pronta entrega e é caro, falei pra ver a da burgman 125 conforme indicado pelo Marcio, trocar pastilhas dianteira e traz, 100 reais o par, fluido de freio,trocar disco de freio trazeiro; por enquanto é isso, com 87K.
KDK
Novato

Mensagem por KDK »

Marcus DT escreveu:É sim cara, quem fabrica é o pessoal da Arashi. Altíssima qualidade!
Valeu pela informação,Marcus. ;-)
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Gastei 580 reais na revisão da CB400 CR:
- troca de óleo e filtro de óleo
- troca do óleo da suspensão dianteira
- troca das buchas da balança traseira
- troca do fluído de freio
- troca dos filtros de ar (2 cônicos)
- troca das velas
- regulagem das válvulas
- conserto do velocímetro
- revisão, limpeza geral e regulagem dos carburadores
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Responder