Uma moto pra vida inteira, qual?
Re: Uma moto pra vida inteira, qual?
CB 500, pode ser F, R ou X, a que agradasse mais no ato da compra. Para mim essa linha 500 tem de tudo um pouco, importante para que a moto seja para a vida toda.
Moto para a vida inteira? Isso não existe!

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
-
Jota
Esse negócio de "pra uma vida inteira" não presta, quem é casado pode confirmar... o legal é montar em todas e experimentar.
nietzsche já dizia que a única fórmula infalível pra esquecer um grande amor é se casar com ele.
nietzsche já dizia que a única fórmula infalível pra esquecer um grande amor é se casar com ele.
- froesdamotta
- Motoqueiro
Jota escreveu: 14 Jul 2019, 11:08 .......... a única fórmula infalível pra esquecer um grande amor é se casar com ele.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Quando você decide gastar o dinheiro que gastaria trocando de moto em viagem existe sim.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
No máximo poderá ser uma moto para ficar um longo tempo, mas uma hora teria que trocar...
... ou então, parar de rodar com a moto e deixá-la na garagem... mas ai não seria mais moto, seria suporte de samambaia...
... ou então, parar de rodar com a moto e deixá-la na garagem... mas ai não seria mais moto, seria suporte de samambaia...

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Ultra Glide. Quando eu estiver velho demais dá para transformar em triciclo e colocar marcha ré.
Du.
Du.
-
Helder.soares
- Dinossauro
Burgman 400
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
CB500 das antigas (98~03) foi a moto que melhor me atendeu até hoje pro uso cidade/estrada.
Abs,
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Uma eu não sei, mas se eu conseguir ter 3 motos na minha eu morro em paz:
Lander 250 para substituir minha fazer 250 para o batidão;
Mt-09 para bagaceira;
Custom qualquer ou CB500X caso eu decida viajar;
Lander 250 para substituir minha fazer 250 para o batidão;
Mt-09 para bagaceira;
Custom qualquer ou CB500X caso eu decida viajar;
- Saurus
- Mito
Porque a XTE é arrefecimento à ar, não tem problemas de eletrônica, tem escapamento passando pela lateral do motor e bate em obstáculos mais altos, não tem a bomba d'água exposta a obstáculos, etc...Marcio-Bsb escreveu: 13 Jul 2019, 13:21De inicio quero dizer que ou admirador da XT600.
Mas porque você acha que sua irmã mais nova não se iguala?
Tá, tem uns cavalinhos a menos, não tem a "patada" da 660, mas faz tudo que a 660 faz com muito mais durabilidade, robustês e confiabilidade.
A XT600E é muito mais off-road que a 660. A 660 perdeu a pegada "vou à qualquer lugar" que a XTE tem.
Em 2011, fui com a XTE a lugares onde a 660 certamente não passaria, principalmente por causa da altura livre do solo e do escapamento.
As motos atuais tem sofisticação demais, coisas demais para lhe deixar à pé. Por isso mencionei as linhas CG e Dream da Honda.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- Optimus Leo
- Mito
Mermão se não tenho que me preocupar de custo de manutenção nem seguro nem nada assim, Multistrada e xaiera
Se quebrar, a concessionaria me empresta outra no lugar
Se quebrar, a concessionaria me empresta outra no lugar
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.

Pudesse indicar seria a VStrom 650 XT, das últimas que o consumo melhorou (autonomia aí de mais de 400 km). Um tanto manca, mas nada assim irritante.
Bom peso, robustez, simplicidade, manutenção sem preço de zona, muito conforto para andar nessas merdas de asfalto, faz curva pra dedéu...
De contra (para mim) ela é alta e a posição de pilotagem muito reto não cai bem pra minha lombar, se bem q isso dá pra consertar com uma simples mochila.
Tb falta um sisteminha de som, bem que poderia haver este opcional.
Hj é a moto que mais tenho vontade de ter, provável ficaria com ela até virar pó.
[ ]'s

Eu tenho olhado com bastante carinho as DR650. Uma pena nao continuarem com ela aqui pois la fora ainda compra 0km 2019.
Alguém sabe se ouve mudanças significativas no motor e afins desde 1996?
Se não, é uma moto interessante, pois ainda consegue muito coisa nova importando de fora. Além da vantagem em.cima da xt600 q nao e visada.
Alguém sabe se ouve mudanças significativas no motor e afins desde 1996?
Se não, é uma moto interessante, pois ainda consegue muito coisa nova importando de fora. Além da vantagem em.cima da xt600 q nao e visada.
Tornado 300
Versys 1000
ou R1200GS (se não morar em local com muito roubo).
Não dá pra colocar os porquês agora. Depois edito
Não dá pra colocar os porquês agora. Depois edito
Multistrada Enduro 1200 LE
Já vi gente "moendo" em track day, e para viagens longas e afins também serve!

F800GS
- Marcio-Bsb
- Dinossauro
Boa Resposta Saurus, tive tato a 600 como a 660, te provoquei somente para conhecer sua opinião.Saurus escreveu: 15 Jul 2019, 10:55Porque a XTE é arrefecimento à ar, não tem problemas de eletrônica, tem escapamento passando pela lateral do motor e bate em obstáculos mais altos, não tem a bomba d'água exposta a obstáculos, etc...Marcio-Bsb escreveu: 13 Jul 2019, 13:21De inicio quero dizer que ou admirador da XT600.
Mas porque você acha que sua irmã mais nova não se iguala?
Tá, tem uns cavalinhos a menos, não tem a "patada" da 660, mas faz tudo que a 660 faz com muito mais durabilidade, robustês e confiabilidade.
A XT600E é muito mais off-road que a 660. A 660 perdeu a pegada "vou à qualquer lugar" que a XTE tem.![]()
Em 2011, fui com a XTE a lugares onde a 660 certamente não passaria, principalmente por causa da altura livre do solo e do escapamento.
As motos atuais tem sofisticação demais, coisas demais para lhe deixar à pé. Por isso mencionei as linhas CG e Dream da Honda.
Já pensei exatamente como você, mas descobri que em termos de moto eu sou infinitamente mais on que off, aliás não sou nada off, não tenho habilidade para rodar de moto no off road descentemente então para meu uso a xt660 é melhor que x600... Mas para o uso descrito por você tenho que concordar, a 600 é melhor que a 660.

Fico com a minha índia gorda.

Indian Roadmaster 2016 (ou no máximo a trocaria por uma 2018, o último ano a ser vendida no Brasil, já que tem uns badulaques a mais e a ideia é "ficar pra toda a vida").
Sim, a marca não está mais no Brasil, mas já foi vendida oficialmente, então... vale?
Prós:
- confortável PRA CARALHO, a moto mais confortável que já pilotei em minha vida (talvez uma gold wing ainda seja melhor, mas nunca andei nela [emoji38])
- motor plenamente suficiente para a moto (mas se não fosse era só importar um kit 116 da própria Indian - o motor dela é 111 polegadas cúbicas)
- a patroa ADORA a garupa
- cabe bagagem pra cacete (e o baú traseiro + suporte sai, 40kg a menos de peso morto pra rodar na cidade)
- o sistema de som é sensacional
- econômica o suficiente para seu tamanho (19km/l na estrada)
- ninguém quer roubar
- peças de consumo (rolamentos, filtros, pastilhas, pneus, etc) são padrão de mercado e facílimos de encontrar mesmo aqui no Brasil (o que faltar eu importo diretamente dos EUA e chega aqui em 5 dias via fedex/ups da vida se for urgente)
- ALGUMAS peças de acabamento (normalmente aquelas que eu precisaria substituir em caso de uma batida maior) também tem a rodo até na Aliexpress (se precisar de uma capa para o morcegão dianteiro, ou um alforge lateral novo, por exemplo, TEM). Digo que algumas dessas peças (não todas, é claro) são até mais fáceis de conseguir que para Harley.
- tem muita peça "genérica" que serve nela se precisar (ex: faróis, o principal é de 7 polegadas e os auxiliares 4,5... medida "padrão" de mercado - HDs usam, japas usam...)
- não é motinha de prástiko (então se bater e amassar um pára-lama, por exemplo, em tese dá pra consertar)
- é um tremendo caminhão, mas aqui em Brasília (ainda) dá pra usar no dia-a-dia de boas
- é bem exclusiva e rara no Brasil , foram vendidas apenas 65 unidades em 3 anos (em Brasília só tem a minha desse modelo, pra ter uma ideia - claro que o fato de nunca ter tido concessionária aqui na cidade colabora pra isso, senão provavelmente teria uma dúzia) - fator "melancia no pescoço"
Contras:
- é pesada PRA CARALHO (430kg fora a bagagem - sem o baú traseiro cai pra 390kg) - mas você se acostuma (mas definitivamente não serve pra quem tem "nojinho" de moto pesada)
- esquenta bastante e a proteção contra o vento (ótima no frio) faz sofrer em dias de calor mais forte
- não é ideal pra off-road, é claro, então tem lugares que não chega (mas encara uma estradinha plana de chão batido numa boa sem perder pedaços pelo caminho) - como não curto rodar em estrada de chão mesmo (nem de carro), isso não faz a menor diferença na minha vida
- alguma dificuldade com peças mais específicas (nada que uma importação direta não resolva) e em achar mecânicos que queiram botar a mão (mas eu me viro se precisar) - a mecânica é simples, estilo custom japa, mas os mecânicos (em sua maioria) têm medinho de mexer
- revenda é nula (o que não importa já que é moto para a vida toda né?)
é a moto ideal pra todo mundo? Com certeza não. Pra muita gente ela simplesmente é péssima ou simplesmente "nao serve"). Mas para MIM, pro meu perfil de uso, é a moto perfeita. E olha que ela tá "incapacitada" esperando peça (como era um pedido pequeno pedi nos representantes daqui do Brasil mesmo, ia sair BEM mais barato que importar direto via Fedex, então resolvi encarar o prazo de 45 dias), e nem isso tá tirando meu "amor" pela moto. O defeito em questão eu (com um pouco de boa vontade) poderia resolver por aqui mesmo (tirar a linha de freio e mandar pra uma mbflex da vida copiar), só não quis ter o trabalho de fazer isso.
Aí vem a questão: tá, mas para esses fatores que você curte, uma Gold Wing não seria melhor pra você ficar a vida toda? Digo: não, e elenco os motivos:
A GW tem, sem dúvida, algumas vantagens:
- provavelmente é ainda mais confortável tanto pra piloto quanto pra garupa
- é BEM menos pesada (algo em torno de 80kg a menos)
- o motor boxer de seis cilindros (dizem, nunca andei) é sensacional e a balsa curva feito um kart em estradas travadas
- câmbio DCT (nas novas)
- cardã em vez de correia dentada
mas as desvantagens que ela tem me fazem "descartá-la" como "moto pra vida toda":
- a manutenção com certeza é mais cara e complicada - eu não teria coragem de "botar a mão" pra mexer sozinho se precisasse
- menos espaço para bagagem (o baú traseiro da 2019 é ridiculamente pequeno pro porte da moto)
- nem o baú traseiro nem as malas laterais podem ser retirados (até dá pra tirar o baú traseiro, mas é trabalho pra um dia inteiro, diferente da minha que tiro e ponho o conjunto baú+suporte em menos de cinco minutos).
Essa coisa da "fácil retirada dos baús" parece uma bobagem mas é extremamente útil. Em menos de 10 minutos eu deixo minha moto desse jeito aqui:

é algo útil até mesmo pra economizar tempo ao fazer manutenção da moto.
"aiiin mas porque não a polivalência de uma big trail"?
cara, big trails são motos com as quais tenho sentimento de amor e indiferença. tecnicamente são sensacionais, não nego. mas não vejo TANTA graça em ter uma como vejo na minha custom "diferentona" (sei que muitos pensam isso sobre as customs, é questão de gosto). Eu tenho andado mais na GSA recentemente (enquanto a índia espera peça e vaga na oficina - meu mecânico trabalha só) , não nego que a moto é FODA... mas se tivesse que escolher "só uma pra vida inteira" não seria a moto que eu gostaria de colocar na minha garagem... é isso.
Fiz até uma brincadeira com aquele App de fazer foto de velho só pra ilustrar.

Indian Roadmaster 2016 (ou no máximo a trocaria por uma 2018, o último ano a ser vendida no Brasil, já que tem uns badulaques a mais e a ideia é "ficar pra toda a vida").
Sim, a marca não está mais no Brasil, mas já foi vendida oficialmente, então... vale?
Prós:
- confortável PRA CARALHO, a moto mais confortável que já pilotei em minha vida (talvez uma gold wing ainda seja melhor, mas nunca andei nela [emoji38])
- motor plenamente suficiente para a moto (mas se não fosse era só importar um kit 116 da própria Indian - o motor dela é 111 polegadas cúbicas)
- a patroa ADORA a garupa
- cabe bagagem pra cacete (e o baú traseiro + suporte sai, 40kg a menos de peso morto pra rodar na cidade)
- o sistema de som é sensacional
- econômica o suficiente para seu tamanho (19km/l na estrada)
- ninguém quer roubar
- peças de consumo (rolamentos, filtros, pastilhas, pneus, etc) são padrão de mercado e facílimos de encontrar mesmo aqui no Brasil (o que faltar eu importo diretamente dos EUA e chega aqui em 5 dias via fedex/ups da vida se for urgente)
- ALGUMAS peças de acabamento (normalmente aquelas que eu precisaria substituir em caso de uma batida maior) também tem a rodo até na Aliexpress (se precisar de uma capa para o morcegão dianteiro, ou um alforge lateral novo, por exemplo, TEM). Digo que algumas dessas peças (não todas, é claro) são até mais fáceis de conseguir que para Harley.
- tem muita peça "genérica" que serve nela se precisar (ex: faróis, o principal é de 7 polegadas e os auxiliares 4,5... medida "padrão" de mercado - HDs usam, japas usam...)
- não é motinha de prástiko (então se bater e amassar um pára-lama, por exemplo, em tese dá pra consertar)
- é um tremendo caminhão, mas aqui em Brasília (ainda) dá pra usar no dia-a-dia de boas
- é bem exclusiva e rara no Brasil , foram vendidas apenas 65 unidades em 3 anos (em Brasília só tem a minha desse modelo, pra ter uma ideia - claro que o fato de nunca ter tido concessionária aqui na cidade colabora pra isso, senão provavelmente teria uma dúzia) - fator "melancia no pescoço"
Contras:
- é pesada PRA CARALHO (430kg fora a bagagem - sem o baú traseiro cai pra 390kg) - mas você se acostuma (mas definitivamente não serve pra quem tem "nojinho" de moto pesada)
- esquenta bastante e a proteção contra o vento (ótima no frio) faz sofrer em dias de calor mais forte
- não é ideal pra off-road, é claro, então tem lugares que não chega (mas encara uma estradinha plana de chão batido numa boa sem perder pedaços pelo caminho) - como não curto rodar em estrada de chão mesmo (nem de carro), isso não faz a menor diferença na minha vida
- alguma dificuldade com peças mais específicas (nada que uma importação direta não resolva) e em achar mecânicos que queiram botar a mão (mas eu me viro se precisar) - a mecânica é simples, estilo custom japa, mas os mecânicos (em sua maioria) têm medinho de mexer
- revenda é nula (o que não importa já que é moto para a vida toda né?)
é a moto ideal pra todo mundo? Com certeza não. Pra muita gente ela simplesmente é péssima ou simplesmente "nao serve"). Mas para MIM, pro meu perfil de uso, é a moto perfeita. E olha que ela tá "incapacitada" esperando peça (como era um pedido pequeno pedi nos representantes daqui do Brasil mesmo, ia sair BEM mais barato que importar direto via Fedex, então resolvi encarar o prazo de 45 dias), e nem isso tá tirando meu "amor" pela moto. O defeito em questão eu (com um pouco de boa vontade) poderia resolver por aqui mesmo (tirar a linha de freio e mandar pra uma mbflex da vida copiar), só não quis ter o trabalho de fazer isso.
Aí vem a questão: tá, mas para esses fatores que você curte, uma Gold Wing não seria melhor pra você ficar a vida toda? Digo: não, e elenco os motivos:
A GW tem, sem dúvida, algumas vantagens:
- provavelmente é ainda mais confortável tanto pra piloto quanto pra garupa
- é BEM menos pesada (algo em torno de 80kg a menos)
- o motor boxer de seis cilindros (dizem, nunca andei) é sensacional e a balsa curva feito um kart em estradas travadas
- câmbio DCT (nas novas)
- cardã em vez de correia dentada
mas as desvantagens que ela tem me fazem "descartá-la" como "moto pra vida toda":
- a manutenção com certeza é mais cara e complicada - eu não teria coragem de "botar a mão" pra mexer sozinho se precisasse
- menos espaço para bagagem (o baú traseiro da 2019 é ridiculamente pequeno pro porte da moto)
- nem o baú traseiro nem as malas laterais podem ser retirados (até dá pra tirar o baú traseiro, mas é trabalho pra um dia inteiro, diferente da minha que tiro e ponho o conjunto baú+suporte em menos de cinco minutos).
Essa coisa da "fácil retirada dos baús" parece uma bobagem mas é extremamente útil. Em menos de 10 minutos eu deixo minha moto desse jeito aqui:

é algo útil até mesmo pra economizar tempo ao fazer manutenção da moto.
"aiiin mas porque não a polivalência de uma big trail"?
cara, big trails são motos com as quais tenho sentimento de amor e indiferença. tecnicamente são sensacionais, não nego. mas não vejo TANTA graça em ter uma como vejo na minha custom "diferentona" (sei que muitos pensam isso sobre as customs, é questão de gosto). Eu tenho andado mais na GSA recentemente (enquanto a índia espera peça e vaga na oficina - meu mecânico trabalha só) , não nego que a moto é FODA... mas se tivesse que escolher "só uma pra vida inteira" não seria a moto que eu gostaria de colocar na minha garagem... é isso.
Fiz até uma brincadeira com aquele App de fazer foto de velho só pra ilustrar.

Editado pela última vez por Bira em 15 Jul 2019, 17:34, em um total de 1 vez.
Abç,
Bira
“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Bira
“A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser desfrutados, mas não preservados, exceto na memória.” - Leonard Nimoy (1931-2015)
Hypermotard 821 ou afins, ninguém anima?
Titan 125 > Fazer 250 > MSM