só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Russo
Mito

Re: só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca...

Mensagem por Russo »

Marcus DT escreveu: 05 Ago 2020, 14:20 Acelerado? Comparado com as M8, achei bem semelhante. Pra injetada, acho difícil baixar mais do que isso aí (830-880 rpm), embora ficasse bem mais interessante né?
É que o parâmetro de vocês é outro...

A minha antiga Sportster, carburada, com canos Python 3" , tinha uma lenta e um som mais ou menos assim:

Na minha ex FX, que era injetada, eu cheguei a usar por um tempinho um "lentador" manual, como esse do filminho ai embaixo, mas tirei porque o treco só funcionava legal depois do motor estar bem quente. Como a moto não tinha afogador, tinha que ficar regulando na mão até ficar bom, o que era chatinho de fazer. Deu no saco, tirei o treco e joguei no fundo de uma gaveta...

Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

hu3!!!!
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Não tem como comparar uma injetada (meu parâmetro) com uma carburada, sem dúvida. Carburada: som maravilhoso, boa para tirar onda naqueles concurso de marcha lenta. Para rodar pra longe, 1000x uma injetada. Tive a DT180/DT200R/YZ250F e a XT600 carburada por 15 anos, em todas, a cada 3-4 fazia uma geral de carburação, ia uns 200-300 pau de peça (fora a MO), nunca fiquei a pé. Mas sinto saudade zero disso, puta encheção de saco (boia travando, etc).

Na HD ainda tem essa vantagem da lenta com barulho lindo, mas daí a fuder a moto (no caso das injetadas) para ter o barulho, tô fora. EDIT: A minha original (não chipada) fica 830-890, muito longe do barulho de uma carburada, infelizmente.
Jota

Mensagem por Jota »

marcus, vc tinha uma dt200, em são tomé das letras, aquele encontro do clube xt... qual ano foi aquilo?
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

marcus o motor da sportster carburada e injetada é exatamente o mesmo...
mesma coisa vale p/ as twin-cam...

porque fuderia o motor só pq tem injeção??? kek

os únicos motores 'nativos' injetados são o da vrod e o m8
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Leandro 66
Motociclista

Mensagem por Leandro 66 »

Rasgado como é o consumo ?

Bem pior na carb?
:beer:
Yamaha MT 09
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Jota, a DTzinha foi várias vezes a em Santo Mé, aquela que nos encontramos deve ter sido 2004 ou 2005. Época boa demais! Tava de ST750 né?

b0fh, boa pergunta, não sei. Sempre ouvi que meter essa lenta-da-lenta, mesmo nas carburadas, era prejudicial ao motor. É ou não é? Só faz sentido se a rotação for insuficiente para a bomba de óleo trabalhar corretamente né.
Jota

Mensagem por Jota »

Marcus DT escreveu: 05 Ago 2020, 16:21 Jota, a DTzinha foi várias vezes a em Santo Mé, aquela que nos encontramos deve ter sido 2004 ou 2005. Época boa demais! Tava de ST750 né?
isso.
eu tava de st750 e o luciano colibri de tenere600 dois óio.
pelo menos 15 anos então. ;-)
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Carburação de Harley é um mundo à parte, ou melhor, é um "parque de diversões" à parte kkkk, o que o pessoal hoje brinca com software o povo das antigas brincava com giclês, injetores, borboletas, etc...
Além disso, de 1989 a 2006 as HDs usaram carburadores CV (constant velocity) que estavam bem à frente em desempenho em relação a carburadores tradicionais. Tanto é que lá na gringolândia não é raro alguém comprar uma Harley injetada, arrancar fora a eletrônica só para poder meter nela um carburador prá brincar. Existem por lá empresas, sites e fórum especializados em carburação, como esse, p.ex.: https://cv-performance.com/

No tempo que fiquei com a 883 eu nunca tive nenhum problema com a carburação, sempre funcionou perfeitamente, sem engasgos ou soluços. Prá falar a verdade, acho que nunca mexi na carburação dela, que veio para mim super ajustadinha e foi embora do mesmo jeito.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Brincar de carburador de velharia nos EUA é uma coisa (tem tudo a pronta entrega a preços módicos, inclusive original). Já aqui em banânia é pica, minha XT600 1996 já tinha que encomendar, etc e era cara a brincadeira (agulha, boia, juntas, etc). Fora a mão de obra que saiba - e goste - de mexer com isso, são poucos e estão em extinção. Na DT180 eu até me aventurava a abrir e mexer, porém, na XT a brincadeira já começava a ficar complicada... imagino numa Harley, não deve ser muito simples não. Injeção e acelerador eletrônico são nutella e práticos!

Provavelmente tua 883 tinha menos de 20 anos de uso e era usada com frequência. Experimente deixar parada 2 meses e/ou ela envelhecer uns 20 anos para ver a maravilha que é, kkk :lol: ! Carburador é igual kick, todo mundo acha o máximo, pede para testar, mas na hora de ter, ninguém quer }:) .
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Marcus DT escreveu:
Provavelmente tua 883 tinha menos de 20 anos de uso e era usada com frequência. Experimente deixar parada 2 meses e/ou ela envelhecer uns 20 anos para ver a maravilha que é, kkk [emoji38] ! Carburador é igual kick, todo mundo acha o máximo, pede para testar, mas na hora de ter, ninguém quer }:) .
Sim, a minha 883 era nova, ano 2005, fiquei com ela de 2008 a 2010...

... mas, quando eu comprei a minha CB400 82 ela já tinha quase 20 anos de uso. Fiquei com ela por mais 13 anos, às vezes ela ficava 2 ou 3 meses parada. Detalhe: tinha carburação dupla e a cada um ano e meio ou dois eu tinha que mandar fazer uma geral, verificar agulha, e sede, nível de bóia, juntas, etc. Mas não era nenhum bicho de sete cabeças.

Porém, era Honda né? [emoji16][emoji16]
Imagem
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

É isso, a injeção vc mexe a cada 15-20 anos, o carburador a cada 2/3 anos. Vale para ter uma lenta bonitinha?

Na minha opinião, vale... Desde que seja minha quarta ou quinta moto, kkk!
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Carburação de moto 2T aqui no RS mexe cada vez que o tempo vira kkkkk essa semana tá quente é um ajuste, semana que vem esfria é outro.

Daí muda o escapamento já muda tudo de novo... trocou o tipo de gasolina já tem que mexer mais uma vez.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Jota

Mensagem por Jota »

se mudou de altitude tb tem que mudar, rsrs.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Eu, como ferrenho defensor de 2T, rodei quase 50.000 kms de DT200R, fui ao Sul no inverno em uma viagem de 5.000 kms.... NUNCA mexi na carburação (só abria, limpava e pau).

Meu preparador era em Nova Friburgo (1000m), eu morava no Rio de Janeiro (0m) e essa variação "mínima" de altitude e temperatura (0-40 graus) a moto suportava de boa. Foi a melhor moto que tive e a que deixou mais saudade!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Jota escreveu:se mudou de altitude tb tem que mudar, rsrs.
Os carburadores CV (1989 - 2006) das HDs toleram variações de altitude de 12.000 ft (0 a 4.000 m)
Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

tolerar suponho que sim, mas fica um lixo, né?
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Jota escreveu:tolerar suponho que sim, mas fica um lixo, né?
Eu nunca subi tão alto com a minha, mas até onde eu sei, não muda nada, os carburadores CV (velocidade constante) dão conta de compensar automaticamente a diferença de pressão atmosférica até 8500 pés (+/- 2800 m).
Acima disso, tem que empobrecer manualmente a mistura da para tocar em frente até os 4.000 m. Daí pra frente, já não dá mais conta.

Aliás, essa tecnologia de compensação da pressão é bem antiga, é usada em motores aeronáuticos à pistão desde a segunda guerra.

Imagem
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Marcus DT escreveu: 06 Ago 2020, 15:12 Eu, como ferrenho defensor de 2T, rodei quase 50.000 kms de DT200R, fui ao Sul no inverno em uma viagem de 5.000 kms.... NUNCA mexi na carburação (só abria, limpava e pau).

Meu preparador era em Nova Friburgo (1000m), eu morava no Rio de Janeiro (0m) e essa variação "mínima" de altitude e temperatura (0-40 graus) a moto suportava de boa. Foi a melhor moto que tive e a que deixou mais saudade!
Sim, funcionar vai funcionar... mas a afinação da moto não é a mesma em qualquer situação.

Pra rodar civilizadamente vai tranquilo, mas abusando em alta corre risco de detonar um motor.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

2T e gaita, tem que saber tocar, se trancar a mão e foda-se já era. Minha DT200R era totalmente original, mesmo assim - diferentemente de uma 4T - era sensível a várias situações.

Temperatura do ambiente, rotação do motor (constante), carga na moto (peso), % punho torcido (autolub), aclives, tudo influenciava na temperatura de funcionamento dela.

O sensor de temperatura funcionava como um relógio, era fundamental acompanhar e "corrigir com a mão". Até em descida, se o cabra abusar (não acelerar pro autolub "abrir" e lubrificar), esquentava.
Responder