[RESOLVIDO pg 2]Problema na Fazer BATERIA OU ESTATOR?
- Tio Frei
- Mito
Re: Problema na Fazer BATERIA OU ESTATOR?
Mcnasty
perguntei pq penso que a tensão seja em corrente contínua, estou errado?
valeu!
valeu!
Corrijam-me se estiver enganado, mas... Se o retificador falhar, não haverá um "pico" de corrente? Vai dar mais do que os 14V habituais e fritará a bateria.
Voltagem abaixo do esperado não pode ser o estator, que não está gerando carga suficiente para alimentar o sistema?
Voltagem abaixo do esperado não pode ser o estator, que não está gerando carga suficiente para alimentar o sistema?
XR200 - XLX250 - GS500 - CB500 - GSXF750 - CAGIVA W16 - VIRAGO 250 - VSTROM 650 - MSM
Postando besteira no M@D há 12 anos...
- diegonunes
- Dinossauro
Israel, com meu pouco conhecimento sobre eletro-eletronica, cito que neste caso o retificador tem o papel principal de tornar a corrente continua (AC). Mesmo assim se por ventura houver um pico extremo (acho dificil) o fusivel resolveria o problema (pelo menos teoricamente).Israel escreveu:Corrijam-me se estiver enganado, mas... Se o retificador falhar, não haverá um "pico" de corrente? Vai dar mais do que os 14V habituais e fritará a bateria.
Em relacao ao estator voce esta certo, visto que o estador é um gerador, neste caso tem que testar tudo, certamente será um deles.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Alternador/Estator: tem um conjunto de três bobinas e na saída três pontas de fios. Com o multiteste efetuar a combinação de medições com dois pares de cabos por vez: serão necessárias três medições. As três bobinas tem resistência semelhante (baixa).
Princípio magnético: variação da polarização magnética na presença de bobinas (estator) gera tensão. O sistema é oscilante/girante, donde vem a corrente alternada (CA).
Próximo passo é retificar essa tensão para o modo corrente contínua (CC) - primeiro R. Agora em tensão contínua precisa ser nivelada para próximo de 14 Vcc - segundo R. Então, eis o funcionamento do RR: retificar e regular.
Antes do RR, saída do alternador, mede-se tensão alternada - escala de 50 Vca.
Pós RR mede-se tensão contínua, no caso 14 Vcc. Não tem problema se na bateria diz 12 Vcc e o RR libera 14 Vcc - é assim que deve ser.
Abração
Princípio magnético: variação da polarização magnética na presença de bobinas (estator) gera tensão. O sistema é oscilante/girante, donde vem a corrente alternada (CA).
Próximo passo é retificar essa tensão para o modo corrente contínua (CC) - primeiro R. Agora em tensão contínua precisa ser nivelada para próximo de 14 Vcc - segundo R. Então, eis o funcionamento do RR: retificar e regular.
Antes do RR, saída do alternador, mede-se tensão alternada - escala de 50 Vca.
Pós RR mede-se tensão contínua, no caso 14 Vcc. Não tem problema se na bateria diz 12 Vcc e o RR libera 14 Vcc - é assim que deve ser.
Abração
Quem transforma em continua e o RR, a corrente originalmente e alternada.Tio Frei escreveu:Mcnasty
valeu!
Cada bobina do estator gera em media 40v pra mais, em PULSOS. A ponte retificadora fica no retificador e ela quem tranforma em corrente continua. Depois no mesmo corpo passa pelo regulador que limita a tensao de saida.
Em algumas motos grandes e carros, e tudo junto dentro do alternador.
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
barah, minha dificuldade foi essa. No chicote, só consegui acher dois fios que pareciam ter origem no Estator. O diagrama do manual de serviço da moto (na pagina anterior) recomendava fazer os testes dois-a-dois entre três fios, mas, sinceramente, tenho minhas dúvidas se testei no lugar certo.Barah escreveu:Alternador/Estator: tem um conjunto de três bobinas e na saída três pontas de fios. Com o multiteste efetuar a combinação de medições com dois pares de cabos por vez: serão necessárias três medições. As três bobinas tem resistência semelhante (baixa).
Abração
Disse que testaria a moto hoje de manhã, usando corrente alternada, MAS não deu tempo e viajei, to em Sampa hj e Campinas amanhã. Sábado testo direito. E também posso largar de drama e levar na CC como o alequirino sugeriu. Só duvido que eles façam o diagnóstico de graça...
De toda forma, meu raciocínio clínico espera que seja o retificador, pq nunca tive notícias de uma Fazer queimar o estator. E meu bolso que MUITO que não seja o estator.
Bom gente, próximos capítulos da novela só no sábado!
Grande abraço!
Versys 650 S ABS
- victorinox
- Roda Presa
Já tive problemas com a parte elétrica da STX e resolvi com a ajuda do pessoal aqui do M@D.
Tem toda a novela num dos meus (poucos) tópicos.
Resumidamente: as vezes a bateria perdia carga e eu não conseguir dar a partida.
Testei e tudo parecia funcionar: estator ok, retificador trabalhando e bateria sendo carregada.
Verifiquei todas as conexões e nada também.
Certo dia consegui medir uma corrente de fuga e mudei a investigação.
Resultado: descobri que o retificador estava em curto.
Comprei um da magnetron por uns R$ 50 na época e eu mesmo coloquei.
Simplesmente conectar os fios e parafusar.
Estou rodando faz uns 6 meses.
Abraços
Tem toda a novela num dos meus (poucos) tópicos.
Resumidamente: as vezes a bateria perdia carga e eu não conseguir dar a partida.
Testei e tudo parecia funcionar: estator ok, retificador trabalhando e bateria sendo carregada.
Verifiquei todas as conexões e nada também.
Certo dia consegui medir uma corrente de fuga e mudei a investigação.
Resultado: descobri que o retificador estava em curto.
Comprei um da magnetron por uns R$ 50 na época e eu mesmo coloquei.
Simplesmente conectar os fios e parafusar.
Estou rodando faz uns 6 meses.
Abraços
-----------------------------------------------------
homo sum et nihil humani a me alienum
STX 200cc Trail
28.000 km e contando
------------------------------------------------------
STX 200cc Trail
28.000 km e contando
- victorinox
- Roda Presa
Além do multímetro é legal ter um carregador de bateria em casa.
Comprei um na Sta Efigênia por uns R$ 35
Comprei um na Sta Efigênia por uns R$ 35
-----------------------------------------------------
STX 200cc Trail
28.000 km e contando
STX 200cc Trail
28.000 km e contando
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
Medi em corrente alternada o estator, dessa vez com um multímetro decente (Minimpa). Deu 25V... me parece que uma fase do estator foi pro saco...
Amanhã vou na yamaha ver o tamanho do prejuízo... alguem sabe de um estator que sirva (tipo CBII ou XLX ou qualquer coisa assim?) Vale a pena mandar recondicionar (já que o problema pode ser só um fio das bobinas do estator...)???
Alguem já teve que trocar (ou trocou com as proprias maos) um estator de Fazer ou lander??
Amanhã vou na yamaha ver o tamanho do prejuízo... alguem sabe de um estator que sirva (tipo CBII ou XLX ou qualquer coisa assim?) Vale a pena mandar recondicionar (já que o problema pode ser só um fio das bobinas do estator...)???
Alguem já teve que trocar (ou trocou com as proprias maos) um estator de Fazer ou lander??
Versys 650 S ABS
É possível enrolar o bobinado do estator, basta encontrar alguém que o faça. Proprietários de FALCON fazem isto com certa frequência.
Eu mandei enrolar o estator da Falcon aqui na roça, não sei 100 pilas!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
Buenas...
Pedi indicaçao de um mechânico pra um amigo meu de Rio Preto e fui no dito cujo indicado. Ele veio com um diagnóstico surpreendente: Motor de arranque. Eu pensei
Bom, ele falou que as escovas do motor de arranque deviam estar gastas, que devia ter trocado quando a moto fez 20.000km (tá com 26), e que as escovas gastas deixavam a moto em curto e descarregava a bateria...
x2. Ele começou a meter o multimetro nos cabos verde e azul/amarelo. Eu disse que eram os brancos q era pra testar e ele disse que toda moto os brancos eram iluminação
Bom, (corre bino!!!) falei q tinhas umas coisas pra resolver com a moto e toquei pra donha Yamaha (Rode motos).
Lá chegando: Opa, minha bateira nao tá carregando
Atendente: É estator.
Eu: Como tem tanta certeza?
Atendente: É o estator que carrega a bateria.
Eu: (cara de Oh Really!?) É, mas retificador de voltagem pode fazer isso tbm...
Atendente: Vou chamar o mechânico...
O Mechânico veio e testou a resistividade nos dois fios brancos (branco com branco, NAO CONFIE no manual de serviço da Fazer que diz ter 3 brancosSÓ TEM DOIS, PHOHAAAA!) Na escala 200ohm deu 1,2 (exatamente o que tinha dado na minha casa, dessa vez testado com multimetro de gente, minimpa). Ele disse que essa leitura era a normal (embora o manual de serviço diga entre 0,45 e 0,62 a 20grausC).
Bom, fiz um trato com o mechânico da Yamaha. Deixei a moto lá, ele ia dar uma carga na bateria e testar um regulador de voltagem. Se resolver, era o regulador, eu pago e tudo bem. Se não resolver, era o estator e aí vem a facada
Mas o mechânico me disse que acreditava piamente que era o retificador e me mostrou outra Fazer com que tinha chegado com o mesmo problema e era Retificador.
Amanha 12h pego a moto e essa novela termina!!!
Abraços a todos que assistiram e ajudaram a escreve-la!
Pedi indicaçao de um mechânico pra um amigo meu de Rio Preto e fui no dito cujo indicado. Ele veio com um diagnóstico surpreendente: Motor de arranque. Eu pensei
Bom, ele falou que as escovas do motor de arranque deviam estar gastas, que devia ter trocado quando a moto fez 20.000km (tá com 26), e que as escovas gastas deixavam a moto em curto e descarregava a bateria...
Bom, (corre bino!!!) falei q tinhas umas coisas pra resolver com a moto e toquei pra donha Yamaha (Rode motos).
Lá chegando: Opa, minha bateira nao tá carregando
Atendente: É estator.
Eu: Como tem tanta certeza?
Atendente: É o estator que carrega a bateria.
Eu: (cara de Oh Really!?) É, mas retificador de voltagem pode fazer isso tbm...
Atendente: Vou chamar o mechânico...
O Mechânico veio e testou a resistividade nos dois fios brancos (branco com branco, NAO CONFIE no manual de serviço da Fazer que diz ter 3 brancosSÓ TEM DOIS, PHOHAAAA!) Na escala 200ohm deu 1,2 (exatamente o que tinha dado na minha casa, dessa vez testado com multimetro de gente, minimpa). Ele disse que essa leitura era a normal (embora o manual de serviço diga entre 0,45 e 0,62 a 20grausC).
Bom, fiz um trato com o mechânico da Yamaha. Deixei a moto lá, ele ia dar uma carga na bateria e testar um regulador de voltagem. Se resolver, era o regulador, eu pago e tudo bem. Se não resolver, era o estator e aí vem a facada
Amanha 12h pego a moto e essa novela termina!!!
Abraços a todos que assistiram e ajudaram a escreve-la!
Versys 650 S ABS
Escova gasta no máximo, não vai é gerar corrente no induzido e aí sim vai faltar carga. Dar curto? rsrsrs....
Bom que está desenrolando.
Se não tivesse medido em casa , nem saberia dizer se o cara fala com fundamento. É aí que vale o conhecimento....
Bom que está desenrolando.
Se não tivesse medido em casa , nem saberia dizer se o cara fala com fundamento. É aí que vale o conhecimento....
XR200 - XLX250 - GS500 - CB500 - GSXF750 - CAGIVA W16 - VIRAGO 250 - VSTROM 650 - MSM
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
RESOLVIDO!!!
Era o retificador de voltagem. R$79 instalado com bateria recarregada na Rode Motos Yamaha Rio Preto.
Coisas que aprendi: O manual de serviço pode estar errado. APRENDAM. Pra testar resistividade das bobinas do estator é BRANCO COM BRANCO e só tem DOIS fios brancos, não três como o manual diz!!!
O manual diz que a resistividade tem q dar entre 0,45 e 0,62 ohm em escala 1ohm. Acontece que poucos multímetros tem escala 1ohm, a maioria tem a 200ohm, mas nao sei se influencia. O Fato é que a resistividade das bobinas dava 1,2ohm na leitura do multímetro (multímetro bom, Minimpa). Na Yamaha deu a mesma resistividade e o mecânico disse que era isso mesmo.
Agora, só por curiosidade, medi tudo de novo. Voltagem na bateria a 5.000rpm = 14,4V = OK
Voltagem no ESTATOR em corrente ALTERNADA branco x branco= 13,1V
Enfim. O que fica de lição:
1- Antes de trocar a bateria, verifique se ela está recebendo carga, por meio do teste de voltagem entre os pólos da bateria, com a moto ligada a 5.000RPM. Atenção, na Dpaschoal tbm oferecem teste GRATUITO de bateria
2 - Se a voltagem for menor que 14V o problema NÃO é a bateria.
3- Meça a resistividade do estator no chicote do estator (tem fotos na 1ª página). Não importa o que o manual de serviço diga, só existem DOIS fios brancos que devem ser testados um X o outro. Se seu multímetro só tem a escala 200ohm, a leitura 1,2ohm é NORMAL.
4 - Confie nas estatísticas. 90% das vezes esse problema é causado pelo retificador de voltagem.
É isso pessoal. Muito obrigado pela audiência, pela paciência e pela colabaração!!!
Grande abraço!
Era o retificador de voltagem. R$79 instalado com bateria recarregada na Rode Motos Yamaha Rio Preto.
Coisas que aprendi: O manual de serviço pode estar errado. APRENDAM. Pra testar resistividade das bobinas do estator é BRANCO COM BRANCO e só tem DOIS fios brancos, não três como o manual diz!!!
Agora, só por curiosidade, medi tudo de novo. Voltagem na bateria a 5.000rpm = 14,4V = OK
Voltagem no ESTATOR em corrente ALTERNADA branco x branco= 13,1V
Enfim. O que fica de lição:
1- Antes de trocar a bateria, verifique se ela está recebendo carga, por meio do teste de voltagem entre os pólos da bateria, com a moto ligada a 5.000RPM. Atenção, na Dpaschoal tbm oferecem teste GRATUITO de bateria
2 - Se a voltagem for menor que 14V o problema NÃO é a bateria.
3- Meça a resistividade do estator no chicote do estator (tem fotos na 1ª página). Não importa o que o manual de serviço diga, só existem DOIS fios brancos que devem ser testados um X o outro. Se seu multímetro só tem a escala 200ohm, a leitura 1,2ohm é NORMAL.
4 - Confie nas estatísticas. 90% das vezes esse problema é causado pelo retificador de voltagem.
É isso pessoal. Muito obrigado pela audiência, pela paciência e pela colabaração!!!
Grande abraço!
Versys 650 S ABS
Re: [RESOLVIDO pg 2]Problema na Fazer BATERIA OU ESTATOR?
Legal...........como minha bateria já tem 3 anos e 4 meses logo logo vou precisar trocar...........e antes farei um teste do retificador.........
Será que realmente não serve outro retificador mais barato ? (apesar desse preço estar legal)
Será que realmente não serve outro retificador mais barato ? (apesar desse preço estar legal)
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms
Psn: Daninean
Psn: Daninean
- Renato_sbc
- Roda Presa
Chegando no tópico só agora...Henrique Marmota escreveu: ...
O estator da Fazer 250 é MONOfásico (como as Harley-Davidson...
Até estudei adaptar um retificador/regulador de fazer250 na minha Sportster quando essa peça quebrou nela.
Na maioria das motocas é trifásico (e ai tem 3 fios).
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
Poisé, renato, pra montar o manual de serviço da Fazer a Yamaha deve ter usado Ctrl+c Ctrl+V de outro modelo. Que desleixo porco!Renato_sbc escreveu:Chegando no tópico só agora...Henrique Marmota escreveu: ...
4 - Confie nas estatísticas. 90% das vezes esse problema é causado pelo retificador de voltagem.![]()
O estator da Fazer 250 é MONOfásico (como as Harley-Davidson...) - por isso tem só dois fios.
Até estudei adaptar um retificador/regulador de fazer250 na minha Sportster quando essa peça quebrou nela.
Na maioria das motocas é trifásico (e ai tem 3 fios).
Versys 650 S ABS
-
Alequirino
- Dinossauro
Re: [RESOLVIDO pg 2]Problema na Fazer BATERIA OU ESTATOR?
Marmota eu tinha certeza que era o retificador, cantei a bola no 3 post do tópico....nunca vi uma fazer phoder o estator...