[RESOLVIDO pg 2]Problema na Fazer BATERIA OU ESTATOR?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Tio Frei
Mito

Re: Problema na Fazer BATERIA OU ESTATOR?

Mensagem por Tio Frei »

Mcnasty

perguntei pq penso que a tensão seja em corrente contínua, estou errado?

valeu!
Israel
Motociclista

Mensagem por Israel »

Corrijam-me se estiver enganado, mas... Se o retificador falhar, não haverá um "pico" de corrente? Vai dar mais do que os 14V habituais e fritará a bateria.

Voltagem abaixo do esperado não pode ser o estator, que não está gerando carga suficiente para alimentar o sistema?
XR200 - XLX250 - GS500 - CB500 - GSXF750 - CAGIVA W16 - VIRAGO 250 - VSTROM 650 - MSM

Postando besteira no M@D há 12 anos...
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Israel escreveu:Corrijam-me se estiver enganado, mas... Se o retificador falhar, não haverá um "pico" de corrente? Vai dar mais do que os 14V habituais e fritará a bateria.

Voltagem abaixo do esperado não pode ser o estator, que não está gerando carga suficiente para alimentar o sistema?
Israel, com meu pouco conhecimento sobre eletro-eletronica, cito que neste caso o retificador tem o papel principal de tornar a corrente continua (AC). Mesmo assim se por ventura houver um pico extremo (acho dificil) o fusivel resolveria o problema (pelo menos teoricamente).

Em relacao ao estator voce esta certo, visto que o estador é um gerador, neste caso tem que testar tudo, certamente será um deles. :rof:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Barah
Roda Presa

Mensagem por Barah »

Alternador/Estator: tem um conjunto de três bobinas e na saída três pontas de fios. Com o multiteste efetuar a combinação de medições com dois pares de cabos por vez: serão necessárias três medições. As três bobinas tem resistência semelhante (baixa).

Princípio magnético: variação da polarização magnética na presença de bobinas (estator) gera tensão. O sistema é oscilante/girante, donde vem a corrente alternada (CA).

Próximo passo é retificar essa tensão para o modo corrente contínua (CC) - primeiro R. Agora em tensão contínua precisa ser nivelada para próximo de 14 Vcc - segundo R. Então, eis o funcionamento do RR: retificar e regular.

Antes do RR, saída do alternador, mede-se tensão alternada - escala de 50 Vca.
Pós RR mede-se tensão contínua, no caso 14 Vcc. Não tem problema se na bateria diz 12 Vcc e o RR libera 14 Vcc - é assim que deve ser.

Abração
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Tio Frei escreveu:Mcnasty

perguntei pq penso que a tensão seja em corrente contínua, estou errado?

valeu!
Quem transforma em continua e o RR, a corrente originalmente e alternada.

Cada bobina do estator gera em media 40v pra mais, em PULSOS. A ponte retificadora fica no retificador e ela quem tranforma em corrente continua. Depois no mesmo corpo passa pelo regulador que limita a tensao de saida.

Em algumas motos grandes e carros, e tudo junto dentro do alternador.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

Barah escreveu:Alternador/Estator: tem um conjunto de três bobinas e na saída três pontas de fios. Com o multiteste efetuar a combinação de medições com dois pares de cabos por vez: serão necessárias três medições. As três bobinas tem resistência semelhante (baixa).

Abração
barah, minha dificuldade foi essa. No chicote, só consegui acher dois fios que pareciam ter origem no Estator. O diagrama do manual de serviço da moto (na pagina anterior) recomendava fazer os testes dois-a-dois entre três fios, mas, sinceramente, tenho minhas dúvidas se testei no lugar certo.

Disse que testaria a moto hoje de manhã, usando corrente alternada, MAS não deu tempo e viajei, to em Sampa hj e Campinas amanhã. Sábado testo direito. E também posso largar de drama e levar na CC como o alequirino sugeriu. Só duvido que eles façam o diagnóstico de graça...

De toda forma, meu raciocínio clínico espera que seja o retificador, pq nunca tive notícias de uma Fazer queimar o estator. E meu bolso que MUITO que não seja o estator.

Bom gente, próximos capítulos da novela só no sábado!

Grande abraço!
Versys 650 S ABS
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

show esse tóxico
victorinox
Roda Presa

Mensagem por victorinox »

Já tive problemas com a parte elétrica da STX e resolvi com a ajuda do pessoal aqui do M@D.
Tem toda a novela num dos meus (poucos) tópicos.

Resumidamente: as vezes a bateria perdia carga e eu não conseguir dar a partida.
Testei e tudo parecia funcionar: estator ok, retificador trabalhando e bateria sendo carregada.
Verifiquei todas as conexões e nada também.
Certo dia consegui medir uma corrente de fuga e mudei a investigação.

Resultado: descobri que o retificador estava em curto.
Comprei um da magnetron por uns R$ 50 na época e eu mesmo coloquei.
Simplesmente conectar os fios e parafusar.
Estou rodando faz uns 6 meses.

Abraços
-----------------------------------------------------
homo sum et nihil humani a me alienum

STX 200cc Trail
28.000 km e contando
------------------------------------------------------
victorinox
Roda Presa

Mensagem por victorinox »

Além do multímetro é legal ter um carregador de bateria em casa.
Comprei um na Sta Efigênia por uns R$ 35
-----------------------------------------------------
homo sum et nihil humani a me alienum

STX 200cc Trail
28.000 km e contando
------------------------------------------------------
Henrique Marmota
Motoqueiro

Medi em corrente alternada o estator, dessa vez com um multímetro decente (Minimpa). Deu 25V... me parece que uma fase do estator foi pro saco...

Amanhã vou na yamaha ver o tamanho do prejuízo... alguem sabe de um estator que sirva (tipo CBII ou XLX ou qualquer coisa assim?) Vale a pena mandar recondicionar (já que o problema pode ser só um fio das bobinas do estator...)???

Alguem já teve que trocar (ou trocou com as proprias maos) um estator de Fazer ou lander??
Versys 650 S ABS
Barah
Roda Presa

Mensagem por Barah »

É possível enrolar o bobinado do estator, basta encontrar alguém que o faça. Proprietários de FALCON fazem isto com certa frequência.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Eu mandei enrolar o estator da Falcon aqui na roça, não sei 100 pilas!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Henrique Marmota
Motoqueiro

Buenas...

Pedi indicaçao de um mechânico pra um amigo meu de Rio Preto e fui no dito cujo indicado. Ele veio com um diagnóstico surpreendente: Motor de arranque. Eu pensei :yeahrite:

Bom, ele falou que as escovas do motor de arranque deviam estar gastas, que devia ter trocado quando a moto fez 20.000km (tá com 26), e que as escovas gastas deixavam a moto em curto e descarregava a bateria... :yeahrite: x2. Ele começou a meter o multimetro nos cabos verde e azul/amarelo. Eu disse que eram os brancos q era pra testar e ele disse que toda moto os brancos eram iluminação :shock:

Bom, (corre bino!!!) falei q tinhas umas coisas pra resolver com a moto e toquei pra donha Yamaha (Rode motos).

Lá chegando: Opa, minha bateira nao tá carregando

Atendente: É estator.

Eu: Como tem tanta certeza?

Atendente: É o estator que carrega a bateria.

Eu: (cara de Oh Really!?) É, mas retificador de voltagem pode fazer isso tbm...

Atendente: Vou chamar o mechânico...

O Mechânico veio e testou a resistividade nos dois fios brancos (branco com branco, NAO CONFIE no manual de serviço da Fazer que diz ter 3 brancosSÓ TEM DOIS, PHOHAAAA!) Na escala 200ohm deu 1,2 (exatamente o que tinha dado na minha casa, dessa vez testado com multimetro de gente, minimpa). Ele disse que essa leitura era a normal (embora o manual de serviço diga entre 0,45 e 0,62 a 20grausC).

Bom, fiz um trato com o mechânico da Yamaha. Deixei a moto lá, ele ia dar uma carga na bateria e testar um regulador de voltagem. Se resolver, era o regulador, eu pago e tudo bem. Se não resolver, era o estator e aí vem a facada :-? Mas o mechânico me disse que acreditava piamente que era o retificador e me mostrou outra Fazer com que tinha chegado com o mesmo problema e era Retificador.

Amanha 12h pego a moto e essa novela termina!!!

Abraços a todos que assistiram e ajudaram a escreve-la!
Versys 650 S ABS
Israel
Motociclista

Mensagem por Israel »

Escova gasta no máximo, não vai é gerar corrente no induzido e aí sim vai faltar carga. Dar curto? rsrsrs....

Bom que está desenrolando.

Se não tivesse medido em casa , nem saberia dizer se o cara fala com fundamento. É aí que vale o conhecimento....
XR200 - XLX250 - GS500 - CB500 - GSXF750 - CAGIVA W16 - VIRAGO 250 - VSTROM 650 - MSM

Postando besteira no M@D há 12 anos...
Henrique Marmota
Motoqueiro

RESOLVIDO!!! :yay:

Era o retificador de voltagem. R$79 instalado com bateria recarregada na Rode Motos Yamaha Rio Preto.

Coisas que aprendi: O manual de serviço pode estar errado. APRENDAM. Pra testar resistividade das bobinas do estator é BRANCO COM BRANCO e só tem DOIS fios brancos, não três como o manual diz!!! :-? O manual diz que a resistividade tem q dar entre 0,45 e 0,62 ohm em escala 1ohm. Acontece que poucos multímetros tem escala 1ohm, a maioria tem a 200ohm, mas nao sei se influencia. O Fato é que a resistividade das bobinas dava 1,2ohm na leitura do multímetro (multímetro bom, Minimpa). Na Yamaha deu a mesma resistividade e o mecânico disse que era isso mesmo.

Agora, só por curiosidade, medi tudo de novo. Voltagem na bateria a 5.000rpm = 14,4V = OK

Voltagem no ESTATOR em corrente ALTERNADA branco x branco= 13,1V

Enfim. O que fica de lição:

1- Antes de trocar a bateria, verifique se ela está recebendo carga, por meio do teste de voltagem entre os pólos da bateria, com a moto ligada a 5.000RPM. Atenção, na Dpaschoal tbm oferecem teste GRATUITO de bateria ;-)

2 - Se a voltagem for menor que 14V o problema NÃO é a bateria.

3- Meça a resistividade do estator no chicote do estator (tem fotos na 1ª página). Não importa o que o manual de serviço diga, só existem DOIS fios brancos que devem ser testados um X o outro. Se seu multímetro só tem a escala 200ohm, a leitura 1,2ohm é NORMAL.

4 - Confie nas estatísticas. 90% das vezes esse problema é causado pelo retificador de voltagem.

É isso pessoal. Muito obrigado pela audiência, pela paciência e pela colabaração!!!

Grande abraço!
Versys 650 S ABS
Daninean
Mito

Re: [RESOLVIDO pg 2]Problema na Fazer BATERIA OU ESTATOR?

Mensagem por Daninean »

Legal...........como minha bateria já tem 3 anos e 4 meses logo logo vou precisar trocar...........e antes farei um teste do retificador.........

Será que realmente não serve outro retificador mais barato ? (apesar desse preço estar legal)
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Renato_sbc
Roda Presa

Mensagem por Renato_sbc »

Henrique Marmota escreveu: ...
3- Meça a resistividade do estator no chicote do estator (tem fotos na 1ª página). Não importa o que o manual de serviço diga, só existem DOIS fios brancos que devem ser testados um X o outro. Se seu multímetro só tem a escala 200ohm, a leitura 1,2ohm é NORMAL.

4 - Confie nas estatísticas. 90% das vezes esse problema é causado pelo retificador de voltagem.
Chegando no tópico só agora... :-|

O estator da Fazer 250 é MONOfásico (como as Harley-Davidson... :demo: ) - por isso tem só dois fios.
Até estudei adaptar um retificador/regulador de fazer250 na minha Sportster quando essa peça quebrou nela.

Na maioria das motocas é trifásico (e ai tem 3 fios).
Henrique Marmota
Motoqueiro

Renato_sbc escreveu:
Henrique Marmota escreveu: ...

Chegando no tópico só agora... :-|

O estator da Fazer 250 é MONOfásico (como as Harley-Davidson... :demo: ) - por isso tem só dois fios.
Até estudei adaptar um retificador/regulador de fazer250 na minha Sportster quando essa peça quebrou nela.

Na maioria das motocas é trifásico (e ai tem 3 fios).
Poisé, renato, pra montar o manual de serviço da Fazer a Yamaha deve ter usado Ctrl+c Ctrl+V de outro modelo. Que desleixo porco! :x
Versys 650 S ABS
Alequirino
Dinossauro

Re: [RESOLVIDO pg 2]Problema na Fazer BATERIA OU ESTATOR?

Mensagem por Alequirino »

Marmota eu tinha certeza que era o retificador, cantei a bola no 3 post do tópico....nunca vi uma fazer phoder o estator...
Responder