Não esquentar o motor da moto, problemas a longo prazo?

Grupo de discussão geral sobre motos.
hawk
Roda Presa

Re: Não esquentar o motor da moto, problemas a longo prazo?

Mensagem por hawk »

Motos com motores maiores (largura) e com cárter úmido tendem a jogar todo o óleo para um lado, deixando alguns componentes sem a lubrificação adequada. Não acontece em todas. É o mesmo motivo pelo qual não é bom ficar empinando essas motos, o óleo vai todo pra trás.

Já nas motos com cárter seco, isso não é um grande problema.
F.Caron
Roda Presa

Mensagem por F.Caron »

Tio Frei escreveu: Não sei pq dono de moto trata a mesma como se fosse de manteiga.

Geralmente o tempo que tu levas pra por o capacete e luvas é mais que o suficiente. O óleo é projetado pra lubrificar em qquer temperatura de operação da faixa pra qual ele está especificado. (no brasil quase não temos temp negativas)

O motor tb é projetado pra trabalhar numa faixa de temp, que inclue a ambiente.

Alguns manuais até recomentam ligar e sair, pra aquecer em carga, pois aquece mais rápido. É só não sair a milhão.

Se vcs vissem uma linha de testes de motor ninguém aqui comprava nem carro nem moto.

Eles tiram o motor da linha, virgem, colocam o óleo, ligam a gasolina e partem o bicho do zero, conectato a um dinamômetro e já levam a rotação em questão de segundos ao limite. Ficamacelerando cerca de um minuto, no talo. Alguém acha que dá tempo de esquentar? Alguém aqui já teve o motor travado ao sair da loja?

é muita frescura.

Coloquem suas motos na rua e vão pegar um vento na cara :cool:
o dinamometro na fábrica é feito UMA vez..
faça igual todo dia e o motor vai pra roça sim..

E o motor NÃO é projetado pra rodar à temperatura ambiente.
Por exemplo, a folga das válvulas é regulada com o motor frio, para quando ele estiver na temp. ideal a folga vai "sumir".
O óleo é multiviscoso para ajudar a amenizar a partida a frio e não para garantir 100% da lubrificação do motor. Até pq quando vc desliga o motor todo o óleo (ou a maior parte dele) desce para o carter.
Como disseram ai, quem usa o carro/moto só pra comprar pão na esquina arrebenta o motor muito mais fácil.
CB 450 DX 89/90
Fazer 250 2010/11 - *2010 †2012 15.000Km
Intruder 125 2007 - *2007 †2010 30.000Km
Paraphina
Roda Presa

Mensagem por Paraphina »

Tio Frei escreveu: Geralmente o tempo que tu levas pra por o capacete e luvas é mais que o suficiente. :cool:
Exatamente, pode fechar o tópico!!! ;-)
Paraphina - Ex-Canyon500 Darth Vader/Ex-660R
XTzuda véia 600 Black Sister
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Paraphina escreveu:
Tio Frei escreveu: Geralmente o tempo que tu levas pra por o capacete e luvas é mais que o suficiente. :cool:
Exatamente, pode fechar o tópico!!! ;-)
É isso.

Eu só deixo o motor aquecer um pouco antes de sair porque, se eu não o fizer, o motor fica morrendo o tempo todo e isso é um porre. Quem tem XT carburada (XTZ 125, XT600E, XT225, etc) sabe o que estou falando. Se não deixar esquentar aquilo apaga e não sai do lugar.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

F.Caron escreveu:
Tio Frei escreveu: Não sei pq dono de moto trata a mesma como se fosse de manteiga.

Geralmente o tempo que tu levas pra por o capacete e luvas é mais que o suficiente. O óleo é projetado pra lubrificar em qquer temperatura de operação da faixa pra qual ele está especificado. (no brasil quase não temos temp negativas)

Alguns manuais até recomentam ligar e sair, pra aquecer em carga, pois aquece mais rápido. É só não sair a milhão.

Se vcs vissem uma linha de testes de motor ninguém aqui comprava nem carro nem moto.

Eles tiram o motor da linha, virgem, colocam o óleo, ligam a gasolina e partem o bicho do zero, conectato a um dinamômetro e já levam a rotação em questão de segundos ao limite. Ficamacelerando cerca de um minuto, no talo. Alguém acha que dá tempo de esquentar? Alguém aqui já teve o motor travado ao sair da loja?

é muita frescura.

Por exemplo, a folga das válvulas é regulada com o motor frio, para quando ele estiver na temp. ideal a folga vai "sumir".
O óleo é multiviscoso para ajudar a amenizar a partida a frio e não para garantir 100% da lubrificação do motor. Até pq quando vc desliga o motor todo o óleo (ou a maior parte dele) desce para o carter.Como disseram ai, quem usa o carro/moto só pra comprar pão na esquina arrebenta o motor muito mais fácil.
;-)
B-King Of The Urban Jungle
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

F.Caron escreveu:

é muita frescura.

O óleo é multiviscoso para ajudar a amenizar a partida a frio e não para garantir 100% da lubrificação do motor. Até pq quando vc desliga o motor todo o óleo (ou a maior parte dele) desce para o carter.
Como disseram ai, quem usa o carro/moto só pra comprar pão na esquina arrebenta o motor muito mais fácil.
Opa
Não escrevi em nenhum lugar aí que tem que isso vai ser feito todo dia. Até falei que o importante é não sair a milhão.

O que quis dizer não que o motor é feito para funcionar e operar a 25 graus, até porque ele esquenta. O que eu disse e não fui claro é que no projeto são contempladas temperaturas na faixa da ambiente, pq todo dia o motor precisará partir dessa temperatura.

Agora me diz, quantos aqui usam motos até virar o velocimetro, sei de um ou 2 no fódum que fizeram isso.

Faz diferença? Sim, mas tão pouca, tão pouca, que é irrelevante perante outras que fazem muito mais diferença, como a qualidade da gasolina e do óleo que tu usa na tua moto, só pra citar 2 exemplos
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Frei, na minha a diferença fica na "lisura" da moto. Se sair sem esquentar, ela tipo que dá umas, tipo, trancadinhas, tendo que usar o giro um pouco mais alto até esquentar. Entretanto, já quente (2 minutos no máximo), posso usar o giro baixo que ela vai lisa. ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Mas aí tamo falando de carburação, não?

abraço
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Tio Frei escreveu:Mas aí tamo falando de carburação, não?
abraço
Sim. ;-)

Pro óleo circular, o tempo de por os equipamentos já o suficiente. Bateu na partida o óleo já some do visor.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Na 1100 véia tenho a mesma impressão... assim como no carro (injeção). O motor frio dá umas perdas de força em subidas de giro...
m@gro
Dinossauro

Mensagem por m@gro »

Tópico interessante...

Eu tenho o hábito de esperar o marcador de temperatura começar a marcar antes de sair, isto ocorre em 35º, Na bros não tem marcador, então espero um pouquinho, mas acho que é pouco tempo, quando saio ela fica um pouco amarrada.

Mas o questionamento do Custom tb. interessante, sobre deixar a moto funcionando no pezinho lateral, quando comprei a primeira Falcon, o "ténico" me disse pra evitar de deixar a moto funcionando no descanso lateral, pois prejudica o motor devido a lubrificação interna ficar irregular....não sei... mas depois disto sempre deixo funcionar a pequena quando estou em cima e moto bem em pé.....
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

m@gro, a falcon tem carter seco, acho que no caso dela, isso não procede
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

Luigi escreveu:m@gro, a falcon tem carter seco, acho que no caso dela, isso não procede
Isso ai!
;-)
Imagem
Beat the machine that works in your head...
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Dou partida e saio logo em seguida. Vou tranquilo ate uns 3 quarteiroes. Depois vou acelerando e trocando marcha com O motor gritando.
Tornado 300
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

So o tempo que levo pra sair da quadra(6 quebramolas) aqui em Brasilia é o suficiente pra aquecer a moto.
Quando uso a CB13 em Itaipava, aí espero uns 30 segundos e ando tranquilo os primeiros kms.
Jonnes
Roda Presa

Mensagem por Jonnes »

Ari, na Harley não tem problema, pois o motor é longitudinalmente estreito.

Acho que o mesmo vale para outras motos equipadas com motor em V, ou cárter seco.
João Henrique
"A melhor coisa é poder viajar, e se livrar do stress desse mundo."
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Smoker escreveu:Frei, na minha a diferença fica na "lisura" da moto. Se sair sem esquentar, ela tipo que dá umas, tipo, trancadinhas, tendo que usar o giro um pouco mais alto até esquentar. Entretanto, já quente (2 minutos no máximo), posso usar o giro baixo que ela vai lisa. ;-)
Fumacinha, tem outro pronto aqui.

Quando o motor está frio a gasolina não é totalmente vapozirada. Ela é atomizada mas não vira vapor ao chegar nos dutos de admissão ainda frios. Com um pouco mais de calor ao passar pelas válvulas as gotículas vapoziram, isso é que acerta a queima.

Abraço
bidu_moraes
Novato

Mensagem por bidu_moraes »

na cbzona eu ligo ela e vou abrir o portão da garagem,colocar o capa e sair,ja é o suficiente :-D
você acha que é esperto?
lagartixa é muito mais,ela sobe na parede,coisa que você não faz!!
Mau/Santos
Mito

Mensagem por Mau/Santos »

bidu_moraes escreveu:na cbzona eu ligo ela e vou abrir o portão da garagem,colocar o capa e sair,ja é o suficiente :-D
É q a CBzona é uma moto moderna, e nesse tipo de manufatura as peças todas costumam trabalhar mais justinhas, com os encaixes mais perfeitos.
;-)
Since 03/03/2006
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

CB??

Moderna?
Responder